ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 12 de agosto de 2018

Dia do Município


Esposende distingue cidadãos e instituições na comemoração dos 25 anos de elevação a cidade
No Dia do Município, 19 de agosto, que este ano assinala os 25 anos da elevação a cidade, a Câmara Municipal de Esposende vai homenagear quatro cidadãos com a atribuição de medalhas municipais, de acordo com deliberação aprovada em reunião do executivo. Na mesma cerimónia, serão também distinguidos com votos de louvor um Agrupamento e duas escolas, um clube desportivo e um cidadão, bem como quatro colaboradores do Município por 25 anos de serviço.


A Medalha de Mérito Municipal será atribuída ao arquiteto Bernardo José Ferrão (a título póstumo), a João Furtado, Diretor da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, e ao Padre Emílio Gaio, e a Medalha de Mérito Cultural ao investigador Esposendense Albino Penteado Neiva.

A distinção a Bernardo José Ferrão é sustentada pelo facto de o arquiteto portuense ter sido “um dos principais obreiros da conversão da vila de Esposende em cidade” e “o principal agente do crescimento regrado de Esposende”. No âmbito da sua ação, ao nível da recuperação e restauro de equipamentos, destacam-se a readaptação e a ampliação da Casa do Arco a Biblioteca Municipal (1987-89), bem como a readaptação do Teatro-Club a Museu Municipal (1992-93).

João Furtado, natural de Ansião e residente em Fão, será distinguido pela dedicação, profissionalismo e disponibilidade total para a assunção de cargos de Gestão e Administração Escolar e por toda a sua ação estratégica na conquista do sucesso escolar para os alunos que têm frequentado a Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, de Esposende.

Emílio Gaio, natural de Castelo do Neiva – Viana do Castelo, mas residente em Marinhas – Esposende, sacerdote missionário da Ordem Beneditina é reconhecido pelo trabalho extraordinário que realizou pela Missão. Como Capelão serviu as Forças Armadas em Angola e a Armada Portuguesa em Portugal. Teve a seu cargo as paróquias da Roliça, no concelho do Bombarral, e de Vila Chã, Esposende. Colabora com os párocos do concelho de Esposende prestando um serviço mais assíduo na cidade e, agora, na Unidade Pastoral Esposende Centro/Sul.

Já distinguido com a Medalha de Honra do Município, em 2003, com base no trabalho desenvolvido até essa data, Albino Penteado Neiva é reconhecido como “uma personalidade multifacetada e de uma produtividade assinalável no campo da Cultura, tanto a nível de investigação e produção literária, como na mobilização de todo o seu saber numa constante partilha com as instituições e comunidade em geral”, sendo disso exemplo o constante apoio aos autores locais, quer apresentando, quer prefaciando as diversas obras que vão sendo publicadas. A Medalha de Mérito Municipal justifica-se por todo este trabalho de investigação que tem vindo a realizar projetando o nome de Esposende além-fronteiras, colocando o Município num lugar de destaque no panorama cultural local, regional e nacional.

No que se refere a votos de louvor, a Câmara Municipal vai distinguir Hernâni Zão Oliveira, natural de Esposende, estudante de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e responsável pelo vídeo jogo que integra o projeto “Hope”, que conquistou o primeiro lugar no Astellas Oncology C3 Prize, um concurso internacional promovido pela multinacional Astellas Pharma, em parceria com o investigador Robert Herjavec, no qual participaram mais de 160 projetos oriundos de 21 países e que decorreu durante a conferência anual da União Internacional para o controlo do cancro – World Cancer Leaders’ Summit, no México.

A Escola Básica do Facho – Apúlia vai receber três votos de louvor, nomeadamente por ter vencido a 2.ª edição do projeto de cariz nacional “Ensinar a segurança, preservar a vida”, promovido pela Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel, pela conquista do 1.º lugar, na categoria do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do concurso nacional do Projeto de Educação Financeira “No poupar está o ganho”, da Fundação António Cupertino de Miranda, e, ainda, pela distinção com o selo “Escola Amiga da Criança”, instituído pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e Grupo Leya. Por esta mesma distinção, a Escola Básica de Forjães vai receber também um voto de louvor. Já o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio receberá um voto de louvor por ter conquistado o Prémio de cariz nacional “Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2017”, da CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social).

Já o Grupo Desportivo de Apúlia receberá um voto de louvor pelo inegável contributo na prossecução da prática desportiva ao longo dos últimos 50 anos.

Como tem sido prática nos últimos anos, na sessão solene do Dia do Município são também distinguidos os colaboradores do Município que completam 25 anos de serviço efetivo, sendo eles Maria Amélia Gomes Jaques, José Paulo Portela Pinheiro, Paulo Sérgio Marques Miquelino e Maria Luísa Leite Silva.