ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 1 de junho de 2018

Esposende Terra de Mar


Esposende Terra de Mar com agenda 
repleta de iniciativas 
O Município de Esposende promove, entre 31 de maio e 3 de junho, o evento que pretende afirmar a excelência do território concelhio, em termos de produtos e serviços associados ao turismo náutico, à gastronomia e à investigação dos patrimónios culturais dos mares e dos rios. “Esposende Terra de Mar” propõe diversas atividades, em diversos pontos da cidade, relembrando a forte relação que existe com o mar, neste concelho.
Os patrimónios culturais dos mares e dos rios do Norte de Portugal e Galiza estarão em destaque no seminário da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, o 5º organizado em Esposende, município que preside esta Rede desde 2014. Exposições temporárias, publicações de especialista e encontros de embarcações tradicionais preenchem o programa.

Junto à lota decorrerá um festival gastronómico, no qual será dado o devido destaque aos pratos tradicionais de Esposende, como o “Polvo da Pedra”, prato identitário da gastronomia local, mas onde não faltam os mariscos e os peixes frescos, complementada a oferta com alargada animação musical, com Joana D'Arc, Fábio Vilas Boas, Rancho Folclórico de Fonte Boa e Ronda Típica de Vila Chã.
O Encontro de Embarcações Tradicionais inclui uma visita à Rede de Museus do Mar e desfile das embarcações e conta com a participação de algumas dezenas dos mais emblemáticos barcos tradicionais nacionais e da Galiza.
Integrado nas comemorações do Dia Nacional do Pescador, no dia 3, domingo, realiza-se uma Missa na Igreja Matriz de Esposende que antecede a Romagem à Barra
Também a Feira de Velharias que se realiza no domingo, no Largo Rodrigues Sampaio, apresentará motivos marítimos.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836