ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 18 de maio de 2018

Museu Municipal de Esposende


Museu Municipal de Esposende
comemora 25 anos de atividade


Tertúlia com ex e atuais autarcas abre comemorações

O Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus, que se assinala a 18 de maio, vai marcar o arranque do programa comemorativo do 25.º aniversário do Museu Municipal (1993-2018), que o Município de Esposende vai levar a efeito até 19 de agosto de 2019, e que contará com um conjunto variado de iniciativas, desde exposições, tertúlias, workshops e visitas guiadas. 

A Sala dos Azulejos será palco, a partir das 21h30, da Tertúlia “(Re)Visitando 25 anos do Museu Municipal de Esposende”, que reunirá os representantes dos executivos municipais que tornaram possível este projeto cultural estruturante. Alberto Figueiredo e Albino Penteado Neiva, respetivamente Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Cultura em 1993, estarão à mesma mesa com o atual Presidente Benjamim Pereira e com a Vereadora da Cultura, Angélica Cruz, à conversa entre si e com o público, proporcionando a recordação de iniciativas que marcam o percurso deste equipamento cultural, bem como o conhecimento de novos projetos e estratégias culturais do Município que assegurarão a continuidade deste projeto. Esta tertúlia propõe uma visita guiada emocional à memória do aniversário da abertura oficial do museu, que se comemorará no próximo dia 19 de agosto, Dia da Cidade, motivo acrescido para esta sessão evocativa no simbólico Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus, este ano subordinado ao tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

A iniciar a sessão, o Coro Ars Vocalis, sob a direção de Helena Venda Lima e acompanhado por Diogo Zão ao piano, brindará os presentes com um momento musical, seguindo-se a projetado projeção de um filme sobre o percurso do ano inaugural deste equipamento, que durante vários anos teve a responsabilidade de ser o único espaço cultural no concelho destinado ao grande público, aberto diariamente com programa próprio, constituindo-se como o primeiro marco da cultura e da dinâmica cultural local. O processo de consolidação deste equipamento fica marcado pela Adesão à Rede Portuguesa de Museus iniciada em 2001 e concretizada em 2006, e é reforçado com a criação conjunta com o Museu Marítimo de Esposende, em 2013, da Rede de Museus do Mar de Esposende, conexões fortalecidas em 2017 com a criação da Rede de Museus de Esposende.

Desde a sua abertura, o Museu Municipal contabiliza mais de 40 exposições, com destaque para as principais que se perpetuam através de 10 catálogos de especialista e 5 Roteiros pedonais, sempre a propósito do património cultural da cidade e do concelho. Pelo Serviço Educativo passaram mais de 30 mil alunos, oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, em programas educativos para a comunidade escolar. O número de visitantes, mais de 400 mil ao longo de 25 anos, ilustra bem a dinâmica do Museu.