ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 22 de abril de 2018

“Olhares sobre a longevidade”



Esposende promove Cimeira da Vida
com “Olhares sobre a longevidade”
A empresa municipal Esposende 2000 e a Câmara Municipal de Esposende, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vão realizar, no próximo dia 18 de maio, no Auditório Municipal de Esposende, a Cimeira da Vida, subordinada ao tema “Olhares sobre a longevidade”.
Este evento insere-se no âmbito da Rede Social de Esposende, que envolve um conjunto alargado de entidades promotoras de iniciativas e projetos, entre as quais a Esposende 2000 e a Câmara Municipal, contando com o apoio das Juntas de Freguesias e outras instituições locais, públicas ou privadas. Integra essas atividades o programa ATIVO+, direcionado para a comunidade idosa do concelho, com vista a promover a sua qualidade de vida, numa perspetiva de inclusão social, valorizando os direitos para a cidadania, e contribuindo, consequentemente, para um envelhecimento ativo bem-sucedido.


A Cimeira da Vida propõe-se refletir sobre as dimensões de intervenção na promoção do envelhecimento bem-sucedido na comunidade, bem como evidenciar a necessidade de reformular valores e representações sociais sobre a longevidade para quebrar preconceitos e categorizações em relação aos papéis sociais dos mais experientes.

Assente na colaboração, na transversalidade e em parcerias que envolvem os diferentes atores da sociedade civil, pretende-se refletir, construir, manter e desenvolver relações interorganizacionais de cooperação, de mútuos contributos e que possam acontecer sustentadamente, quer no tempo, quer nos recursos alocados, aumentado o retorno do impacte social.

A Cimeira da Vida proporcionará, assim, vários olhares sobre o envelhecimento e a partilha de diferentes contextos sociais de envelhecimento e saberes produzidos quanto a esta temática por especialistas provenientes de campos disciplinares de investigação científica e intervenção diferenciados.

Programa

Na abertura da Cimeira da Vida, às 9h30, usará da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, o Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira, e o Presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000, António Maranhão Peixoto.

Num primeiro painel, subordinado à temática “Atividade Física e Envelhecimento Saudável”, moderado por José Vilaça, da Esposende 2000, irão intervir Joana Carvalho, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que apresentará o tema “Mais Ativos Mais Vividos” e Pedro Bezerra, da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, falará sobre “Desporto e Lazer Rumo à Longevidade”. João Paulo Brito e Tadeu Santamarinha, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, abordarão o “Exercício Físico na População Idosa”, e António Carapinheira e André Amorim, Doutorandos em Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior, falarão sobre “Treino Funcional e Desporto Adaptado na População Sénior “

Ainda no período da manhã, decorrerá o painel “Envelhecimento e Dinâmicas Sociais”. Sob a moderação de Carla Faria, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rute Lemos, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, abordará o tema “O Cuidador Informal de Idosos: pistas para reflexão a partir do projeto Módulo 65+”, Mário Rui André, Sociólogo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Coordenador do Grupo de Trabalho “Envelhecimento/Políticas Integradas para a Longevidade” dissertará sobre “Boas Práticas no Envelhecimento Ativo na União Europeia”, e Mónica Teixeira, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, abordará a temática “Longevidade e Qualidade de Vida da Família à Comunidade”

Já no período da tarde, pelas 14h30, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, vai moderar o painel “Oportunidades da Longevidade, no qual serão apresentados o projeto “Atividade Sénior”, do Município de Viseu, e o projeto “Multiplicar a Felicidade Dividindo-a”, da Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo (Ílhavo), por Sofia Nunes e Ângelo Valente.

“Desafiar o Tempo de Viva Voz” é o último painel, moderado por António Maranhão Peixoto, Presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000, no qual intervirão o médico Juvenal Silva e António Fontes, sacerdote, historiador e antropólogo.

A Cimeira da Vida é de participação gratuita, contudo de inscrição obrigatória, a efetuar até dia 16 de maio para o e-mail cimeiradavida@esposende2000.pt. Mais informação sobre o evento disponível online, em www.municipio.esposende.pt ou em www.esposende2000.pt.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836