ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 12 de abril de 2018

“Março com Sabores do Mar”

“Março com Sabores do Mar” foi um sucesso
Presidente da Câmara Municipal de Esposende 
antevê Verão em grande
Esposende é, cada vez mais, um destino de eleição, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, na sessão de entrega de prémios diplomas e lembranças aos participantes na 19.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, que decorreu, esta tarde, no Auditório Municipal. 
Em jeito de balanço, Benjamim Pereira referiu que o evento registou forte adesão e alcançou grande visibilidade por via da cobertura dos órgãos de comunicação nacional, catapultando a iniciativa e o concelho em termos nacionais. “Preparem-se para um Verão em grande”, disse o autarca aos empresários da restauração e hotelaria presentes, anunciando que o Município apostará na programação para esse período, quer em termos da organização de eventos, quer ao nível da promoção, de modo a captar ainda mais turistas e visitantes.


Assinalando que Esposende é um território que é um privilégio da Natureza, com a vantagem de ser servido por boas acessibilidades, Benjamim Pereira afirmou que a Câmara Municipal está empenhada no desenvolvimento do concelho e na melhoria da qualidade de vida das populações, notando, a propósito, que o “Março com Sabores do Mar” é um evento orientado para o desenvolvimento económico do Município, na medida em que contribui para a dinamização da economia local. Relembrou que, no domínio dos incentivos ao comércio e indústria, o Município não cobra taxas de esplanada e de publicidade, mantendo a isenção de Derrama.

Sobre o “Março com Sabores do Mar”, o Presidente da Câmara Municipal realçou o impacto das novidades introduzidas nesta edição, nomeadamente o concurso gastronómico “Peixe com Todos”, que promoveu a confeção de pratos de pratos de peixe em família, e o Espaço Sabores do Mar, que esteve instalado no Largo Rodrigues Sampaio, durante todo o mês de março, onde se realizou um conjunto diversificado de iniciativas, materializando, assim, este evento vocacionado para a valorização do território concelhio e de afirmação da gastronomia e vinhos como produto estratégico. O autarca destacou, ainda, o impacto deste evento no plano da educação alimentar, traduzido no envolvimento dos alunos das escolas do concelho e das próprias cantinas escolares.

Na hora dos agradecimentos, Benjamim Pereira elencou todos quantos estiveram envolvidos na organização e realização do “Março com Sabores do Mar” e concluiu com a promessa de que a vigésima edição “será ainda mais especial e mais rica”.

Restaurante “Tio Pepe” vence concurso gastronómico

O restaurante Tio Pepe, de Fão, que concorreu com “Robalo escalado na brasa”, foi o vencedor do concurso gastronómico “Março com Sabores do Mar”, tendo conquistado também uma menção honrosa pela Qualidade do serviço. Em segundo lugar ficou o restaurante “Moinho de Sal”, de Apúlia, que apresentou a concurso “Caldeirada de robalo com frutos do mar e algas marítimas”, que lhe valeu também uma menção honrosa pela Inovação. O restaurante “Camelo”, também de Apúlia, classificou-se em terceiro lugar, com o prato “Lampreia assada com batata nova e cebola” e conquistou a menção honrosa Acompanhamento Vinho e Higiene.

Neste concurso, ao qual concorreram 14 dos 30 restaurantes aderentes ao evento, o restaurante Siamo In Due conquistou a menção honrosa Promoção própria, o Varandas do Cávado - Hotel Suave Mar distinguiu-se pelo Ambiente e o restaurante Rita Fangueira pelo Preço/Qualidade. José Carvalho, do Restaurante "Moinho de Sal" foi distinguido com o Prémio Revelação “Cozinheiro Profissional dos Sabores do Mar” e Carla Regina, do Restaurante "Dona Quina" recebeu o Diploma de Mérito Carreira. O Diploma Mérito e Qualidade foi atribuído aos restaurantes "Água Pé" e Siamo In Due.

No que se refere ao concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, promovido em parceria com a Escola Profissional de Esposende e direcionado para os alunos da área de restauração e cozinha, o primeiro lugar foi conquistado por Adriana Filipa Torres, em segundo lugar ficou Rodrigo Alexandre Abrantes e, em terceiro, Susana Dias.

A Escola Básica de Forjães venceu o concurso “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, com o prato “Robalo grelhado com arroz e legumes com molho de manteiga e alho”. A Associação de Pais da Escola Básica do Facho, Apúlia, recebeu uma menção honrosa pela Qualidade da matéria-prima do prato “Arroz de salmão com legumes salteados”. O Centro Social Juventude de Belinho, que concorreu com “Empadão de atum”, recebeu a menção honrosa Dedicação e empenho, o Centro Social da Paróquia de Curvos, pelo prato “Almondegas de peixe com massa”, e o Grupo Ação de Solidariedade Social de Antas (GRASSA), pelo “Crepe com salmão e ananás acompanhado com puré de brócolos e cenoura”, receberam a menção honrosa Criatividade e Inovação, e a Esposende Solidário - Centro Comunitário de Vila Chã conquistou a menção honrosa Educação alimentar e Higiene e Segurança Alimentar com a sugestão “Peixe vermelho assado no forno”.

O concurso “Fish Chefe”, que, este ano, além dos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, envolveu também os do Ensino Secundário, contou com cerca de 200 participantes. Relativamente aos vencedores das eliminatórias realizadas em cada escola, no escalão referente ao 3.º ciclo, na EB António Correia de Oliveira venceu a equipa do Diogo Eusébio, Alexandre Oliveira e Joana Sottomayor com “Salmão com Broa”, na EB de Forjães foi a equipa da Antónia Brito, Beatriz Quesado e Maria Inês Sá com “Robalo à Mediterrânia”, na EB de Apúlia foi a equipa composta por Leonor Rodrigues, Mafalda Paço e a Helena Dias com “Folhadinhos de Bacalhau”, na EB António Rodrigues Sampaio foi a equipa de Tiago Fino e Miguel Peixoto com o prato “Francesinha de salmão, delicias e camarão” e, por fim, na Escola Secundária Henrique Medina a equipa vencedora foi a da Paula Góis, Raquel Lopes e Beatriz Capitão com o prato “Arroz de Robalo”.

O vencedor no escalão referente ao 3.º Ciclo foi a Escola Básica de Forjães, cuja equipa constituída por Antónia Brito, Beatriz Quesado e Maria Inês Sá, confecionou “Robalo à Mediterrânia”. No que respeita ao Ensino Secundário venceu a Escola Secundária Henrique Medina, concretamente a equipa composta por Luzia Almeida, Catarina Viana e Vera Espada, que concorreram com “Ensopado de raia com batata a murro e beringela recheada”.

Ainda no que diz respeito ao concurso “Fish Chefe”, foi atribuída a menção honrosa Criatividade e Inovação à Escola Básica de Apúlia, à equipa de Ana Chen Ruan e Xu Ying Yinej, pelo prato “Linguado com molho de soja”, e à equipa da Bruna Rodrigues, Patrícia Sá e Ricardo Torres pelo “Hambúrguer de Peixe”, bem como à EB António Correia de Oliveira, à equipa de Carina Lima, Carla Ribeiro e Vitória Ferreira, pelo prato “Família de Bacalhau” e à Escola Secundária Henrique Medina, ao Lucas Laranjeira, António Carvalho e Ivo Sapateiro pela “Piza do Mar”. Foi, ainda, atribuída uma menção honrosa Método de confeção saudável à Escola Secundária Henrique Medina, ao Hugo Ribeiro, Fábio Braga e José Ferreira pelo prato “Pescada gratinada com alho francês”.

Novidade na edição deste ano foi o concurso “Peixe Com Todos”, dirigido a pessoas particulares, residentes no concelho de Esposende, que não fossem profissionais ligados à área de restauração e similares, procurando, assim, envolver também a comunidade em torno deste evento. --Elisabete Costa e Inês Cruz conquistaram o primeiro lugar com o prato “Filetes de robalo com crosta de broa e esmagada de batata”. O segundo lugar, em ex aequo foi para Nazaré Mendanha, que confecionou “Arroz de polvo com espigos”, e para Sandra Hipólito e Débora Hipólito Gonçalves, com concorreram com o prato “Farinha de pau com peixe rosa. Carla Silva e Ana Silva conquistaram o terceiro lugar, com “Sopa cremosa de peixe”.

Nesta sessão foi também distinguido o grupo de hip hop "S’90", criado no âmbito da oficina de música do projeto AMAReMAR, pelo tema "Março com Sabores do Mar", com vozes de Ricardo Cruz e Bruno Laranjeira, com edição de vídeo de Alexandra Trindade.

Foram igualmente agraciados os membros do Júri dos concursos "Cantinas Escolares com Sabores do Mar", “Peixe Com Todos”, "Março Sabores do Mar", “Fish Chefe” e “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, nomeadamente Rita Pinheiro, Luís Matos, Mário Rodrigues, Lígia Santos, Sandra Amorim, Joaquim Lapeiro, Camilo Sousa, Carlos Bastos, José Silva, Francisco Gil, Marco Gomes, António Alexandre, Vítor Peixoto e José Solha.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836