ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 24 de março de 2018

Projeto “Meninos do Planeta da Luz”


Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio conquista Prémio António Sérgio 2017
O Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio é a segunda instituição do concelho de Esposende a ser distinguida pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).
Depois da Loja Social de Esposende ter recebido, na edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2015, uma Menção Honrosa, na categoria Inovação e Sustentabilidade, agora foi a vez do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio conquistar o prémio na categoria Trabalhos de Âmbito Escolar, com o Projeto “Meninos do Planeta da Luz”.


O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que se distinguem no setor da Economia Social. A categoria Trabalhos de Âmbito Escolar premeia trabalhos da comunidade escolar, ao nível do ensino básico, secundário e profissional, que envolvam alunos e professores na vivência e difusão de teorias e práticas de Economia Social.

O projeto “Meninos do Planeta da Luz” resultou na publicação de uma obra constituída por dois volumes com o mesmo nome, um livro feito por alunos para alunos e que se baseia num dos pressupostos da Escola Inclusiva: a inclusão, a igualdade e a convivência democrática, envolvendo os professores, os alunos, as famílias e a comunidade social em que a escola se insere.

Para que as histórias possam ser lidas e compreendidas por todas as crianças com Currículo Específico Individual (CEI), os alunos, orientados pelos seus professores, redigiram textos simples, curtos e em letra maiúscula, acompanhados de SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação). Estas histórias, como todas as histórias para crianças, transportam os leitores para a fantasia, mundos de princesas, de amigos, de respeito pelo outro. Mas, para os alunos do Agrupamento António Rodrigues Sampaio, algumas histórias são mesmo especiais. É que os protagonistas das suas criações são os colegas com CEI, que eles tiveram o cuidado de conhecer melhor.

Com este projeto, os alunos puderam desempenhar o papel de “agentes de mudança inclusivos” e contribuíram para enriquecer a biblioteca escolar, que, de acordo com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura e a Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Socioeducativos, deve assegurar oportunidades de leitura para todos os alunos.

Em reunião do executivo, o Município de Esposende felicitou o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio pela conquista do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na edição de 2017, e pela materialização do projeto “Meninos do Planeta da Luz”. O Agrupamento de Escolas sublinha que a publicação da coletânea “Meninos do Planeta Luz” é a prova de que se consegue ultrapassar os limites da sala de aula, e estimular nos alunos a consciência da integração e da solidariedade entre os seus pares.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836