ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 28 de março de 2018

"Literacia em Saúde"


Esposende debate “Literacia em Saúde”
18 de abril – Fórum Municipal Rodrigues Sampaio
O Município de Esposende, em parceria com o ISAVE - Instituto Superior de Saúde, vai realizar o Seminário "Literacia em Saúde", no próximo dia 18 de abril, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.
Este evento decorre do protocolo recentemente estabelecido com o ISAVE e enquadra-se nas atividades do Mês da Saúde, que o Município, sob a temática “Literacia em Saúde”, leva a efeito para assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se comemora a 7 de abril.


Pretende-se, assim, contribuir para que os cidadãos tenham acesso, compreendam e usem a informação de forma a que promovam e mantenham sua saúde e bem-estar, tendo também a capacidade para tomar decisões em saúde fundamentadas, no decurso da vida do dia a dia – em casa, na comunidade, no local de trabalho, no mercado, na utilização do sistema de saúde.

Este seminário reunirá um alargado leque de reputados oradores, que, através de diferentes abordagens, possibilitarão a reflexão acerca desta matéria.

Assim, no primeiro painel da manhã, dedicado à promoção da literacia em saúde, Débora Miranda, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, abordará o tema “Estratégia de literacia em saúde adotada no âmbito do programa SNS” e Ana Rito Pedro, da mesma Instituição, falará sobre “Literacia em saúde, dos dados à ação: tradução, validação e aplicação do European Health Literacy Survey em Portugal”. Neste painel será ainda abordado o tema referente à “Promoção da saúde e desenvolvimento local em Portugal”.

Num segundo painel serão apresentadas boas práticas em literacia em saúde, nomeadamente o trabalho realizado pelo Sistema Nacional de Saúde no âmbito da “Biblioteca de Literacia em Saúde”, contando com a presença de Sofia Leal do ACES Cávado III – Barcelos/Esposende. Será também apresentado o trabalho realizado pelo “Laboratório de Criação para a Literacia em Saúde” e o “Programa de Literacia: Grau de literacia em Saúde numa amostra de Pessoas Idosas”, por Carla Serrão da Escola Superior de Educação Porto – Instituto Politécnico do Porto.

Da parte de tarde será abordado o tema “Desafios e Constrangimentos em Literacia em Saúde”, com a presença de Rita Espanha, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, que apresentará o “Inquérito à literacia em Saúde em Portugal: o papel das fontes de informação”, de Luís Saboga Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, que abordará a temática “Promoção da literacia em contextos de saúde” e de Luisa Lima, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, que se debruçará sobre “Caminhos a definir no âmbito da literacia em saúde”.

A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deverá ser efetuada online em www.municipio.esposende.pt/pages/1245.