ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Município de Esposende


Município de Esposende assinalou
Dia Mundial do Doente
À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende assinalou o Dia Mundial do Doente, que se celebrou ontem, 11 de fevereiro, através de visitas às pessoas internadas nas unidades de saúde do concelho, ou seja, nos hospitais das Santas Casas da Misericórdia de Fão e de Esposende. 
 
Para além da visita e da entrega de uma lembrança simbólica, a jornada integrou pequenos espetáculos de música e dança proporcionados pela Escola de Música de Esposende e pela Academia Ás do Saber, sendo organizada no âmbito do Programa Municipal de Promoção da Saúde e contando com a colaboração do Serviço de Ação Cultural. Acredita-se que a presença da música, da dança, bem como outras formas de arte, em ambiente hospitalar, é um importante contributo para a qualidade e humanização dos cuidados de saúde.

Estas ações vão ao encontro do princípio da instituição do Dia Mundial do Doente pelo Papa João Paulo II, que é apelar à humanidade para que seja promovido um serviço de maior atenção à pessoa doente.


Numa sociedade em permanente desenvolvimento, mais do que a doença, a saúde toma a dianteira, entendida como um processo dinâmico e interdependente de preservação da vida, que cria uma nova dimensão social. Cada cidadão tem o dever de manter a saúde e de prevenir o aparecimento de doença, da mesma forma que cada profissional da área tem o dever de prestar cuidados de saúde com qualidade, que visem a prevenção e o tratamento da doença e o rápido restabelecimento, incluindo a reabilitação e a reintegração social.