ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Município de Esposende

Estação Radionaval de Apúlia alienada
ao Município de Esposende

35,560 metros quadrados dos terrenos da Estação Radionaval de Apúlia foram alienados ao Município de Esposende, na sequência da decisão do Governo que desafetou essa área do domínio público militar, integrando-a no domínio privado do Estado. Pela área, o Município paga 936 mil euros.
Pelo Despacho n.º 767/2018, dos Gabinetes dos Secretários de Estado do Tesouro e da Defesa Nacional, publicado no Diário da República de hoje, 18 de janeiro, a Câmara Municipal de Esposende já poderá avançar com a instalação do Instituto Multidisciplinar de Ciências e Tecnologia Marinha, cumprindo o protocolado com a Universidade do Minho.
“Este é um momento histórico para o concelho de Esposende. Por via da concretização desta negociação será possível desenvolver um projeto muito importante que marcará a investigação, o desenvolvimento e a inovação no concelho de Esposende, com profuso alcance internacional”, referiu Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende.

Este é o culminar de um longo e moroso processo, que se arrastava desde que as instalações deixaram de desempenhar o papel para o qual foram construídas, marcado por diversas vicissitudes, quer de caráter político quer administrativo.
Este processo foi, desde a primeira hora, encarado como prioritário por Benjamim Pereira, que se empenhou pessoalmente nas negociações com a Administração Central. “Sempre defendi que o imóvel deveria ter uma utilização pública, privilegiando-se parcerias com instituições de ensino superior que potenciassem e criassem novas sinergias para o desenvolvimento do concelho”, refere Benjamim Pereira.
A Estação Radionaval de Apúlia é, a par de Algés, Sagres, Porto Santo e Ponta Delgada, uma das cinco que foram desativadas em 2001, tendo permanecido ativa apenas a estação da Horta.
“Temos, ainda, outra parceria com a Universidade do Minho, para a instalação do Centro de Divulgação Científica de Atividades Marinhas no Forte de S. João Baptista, em Esposende. Aguardamos agora o desfecho desse dossier”, disse Benjamim Pereira.
Estas duas estruturas serão criadas de raiz e funcionarão em estreita relação com a estrutura sediada no Ave Park, Guimarães, coordenada por Rui Reis, diretor do 3B's Research Group (Biomateriais, materiais Biodegradáveis e Biomiméticos).

"A ideia que temos para Apúlia é de recuperação dos edifícios existentes, criar espaços para uma parte mais técnica, destinada à investigação e outro de incubação e de atividade empresarial. Pretende-se ligar a parte de investigação científica, porque não há economia baseada no conhecimento sem ciência", disse Rui Reis, por altura da assinatura do protocolo entre a UMinho e o Município de Esposende.