ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Município de Esposende

Esposende candidata projeto “Hortifruti:
a força dos legumes!” à Missão Continente
O Município de Esposende candidatou o projeto “Hortifruti: a força dos legumes!” à Missão Continente, uma iniciativa da Modelo Continente Hipermercados S.A., destinada a promover o desenvolvimento de projetos e iniciativas relacionados com o tema da Alimentação. 
A Missão Continente 2017 propõe-se atribuir donativos entre 10 mil e 50 mil euros a projetos que tragam ideias inovadoras e socialmente relevantes nas áreas de Alimentação Saudável, Desperdício Alimentar e Inclusão Social, considerando que para que boas ideias possam tornar-se boas práticas é importante a participação de todos - sociedade civil, entidades privadas e públicas. 
Partilhando deste princípio e reconhecendo que a escola constitui um ambiente favorável para o desenvolvimento de ações para a promoção da saúde e de estímulo, formação ou correção de hábitos saudáveis, o Município aposta no projeto “Hortifruti: a força dos legumes!”. Desenvolvido em parceria com a Cooperativa Agrícola de Esposende, ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, Associação Esposende Solidário e Supermercado JAJU, este projeto envolve as escolas do concelho e as respetivas cantinas, e visa motivar as crianças para a ingestão de legumes, tanto em contexto escolar como no seio familiar. Assim, no decurso deste ano letivo, consoante a época de produção, são promovidos diversos legumes, através de várias atividades e estratégias nas escolas e nas próprias cantinas.


Apesar dos esforços de prevenção, a obesidade e o excesso de peso estão a aumentar entre as crianças e adolescentes com impacto significativo na sua saúde. Nos últimos 10 anos a prevalência da obesidade entre as crianças europeias aumentou de 5% para 10%, sendo que em alguns países, entre eles Portugal, se registaram aumentos superiores. Em Portugal 30% das crianças entre os 7 e os 11 anos são consideradas obesas ou com excesso de peso.

Tendo por base estes números e reconhecendo que para que um projeto de promoção de uma alimentação saudável tenha impacto no meio escolar e familiar deve reunir condições favoráveis à mudança, envolvendo e capacitando toda a comunidade educativa a fazer escolhas saudáveis, o Município está a desenvolver o projeto “Hortifruti: a força dos legumes!”.

O período de votação decorre na plataforma online da Missão Continente até ao dia 29 de dezembro, sendo que para eleger o projeto “Hortifruti: a força dos legumes!” deverá aceder a https://missao.continente.pt/hortifruti-forca-dos-legumes.