ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 22 de outubro de 2017

Presidente da Câmara Municipal de Esposende

Escola Básica de Gandra celebra 50 anos 
com instalações melhoradas 
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, presidiu, esta tarde, à cerimónia de inauguração das obras de requalificação e ampliação da Escola Básica de Gandra, ato que integrou e abrilhantou o programa comemorativo do 50.º aniversário deste estabelecimento de educação e ensino. A intervenção, totalmente suportada pelo Município, rondou os 80 mil euros e traduziu-se na criação de uma nova sala de aulas, requalificação/ampliação da sala dos professores, criação de novo recreio coberto e pintura do edifício.



Com um universo de 110 alunos, a EB/JI de Gandra fica, deste modo, dotada de melhores condições, dando cumprimento à política educativa que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município. Benjamim Pereira realçou a qualidade do parque escolar do concelho, quer ao nível de infraestruturas quer de apetrechamento, de que são exemplo os quadros interativos, fruto do investimento da Câmara Municipal. O Autarca notou, a propósito, que estão em curso as empreitadas de substituição das coberturas de fibrocimento ainda existentes nas escolas e de pintura de diversos estabelecimentos de educação e ensino, lembrando ainda a intervenção da Escola Secundária Henrique Medina que se perspetiva, e garantiu que o Município continuará atento às necessidades da comunidade educativa.

Referindo-se à intervenção na EB de Gandra, que se soma a outras realizadas ao longo do tempo pela Câmara Municipal, Benjamim Pereira destacou o papel reivindicativo e interventivo da associação de pais no processo. Notando que “a escola é cada vez mais um espaço da comunidade” e que “a conjugação de esforços é determinante e fundamental”, exortou os demais e a seguirem o seu exemplo. Expressou, ainda, uma palavra de apreço a todo o corpo docente da EB/JI de Gandra, considerando o seu trabalho “determinante” para o sucesso educativo deste equipamento. Num dia de particular significado para Gandra e para a escola, a comemoração dos 50 anos, o Presidente Benjamim Pereira lembrou todos quantos fizeram parte da vida da escola, ao longo deste período, e sublinhou a postura de proximidade da comunidade, apontando, a título de exemplo, a envolvência em torno das marchas populares que, anualmente, a associação de pais leva a efeito.

Recém-empossado para o segundo mandato autárquico, Benjamim Pereira aproveitou para agradecer a confiança depositada na sua equipa, de forma bastante expressiva, reiterando a promessa de continuar a trabalhar com empenho e determinação em prol do desenvolvimento e de engrandecimento do concelho. Sublinhou, de resto, que o Município está a criar condições, “a todos os níveis”, para cativar população e criar emprego, notando que qualidade do parque escolar é, também, um fator determinante para a fixação da população.

O Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, manifestou a sua satisfação pela concretização desta intervenção, considerando que é resultado do trabalho e empenho tanto do corpo docente como da associação de pais. Os agradecimentos foram para o Presidente da Câmara Municipal pela disponibilidade que demonstrou com vista à sua execução.
Assinalando que este é um dia duplamente festivo para a escola, Aurélio Neiva lembrou os alunos que ali se formaram, ao longo de meio século, e os professores que ali lecionaram, a quem dirigiu uma palavra de apreço.

Por sua vez, António Neves, o Secretário da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, lembrou a convivência que sempre manteve com a escola, enquanto vizinho e autarca, e destacou o “trabalho meritório” que tem vindo a ser desenvolvido pelo corpo docente. Concluiu agradecendo a todos quantos contribuíram para o engrandecimento da escola.

Alexandre Costa, Diretor da Escola, assinalou que, volvidos 50 anos, a EB de Gandra apresenta-se como uma escola moderna e dinâmica. Frisou que, por via do empenhamento tanto da comunidade docente e educativa, como do Município e da associação de pais, a escola tem procurado potenciar melhor qualidade educativa. O dirigente educativo lembrou os protagonistas da história da escola, pedindo uma salva de palavra para as mais de duas dezenas de professores que ali lecionaram, e destacou a postura de excelência dos pais “que estão sempre presentes”.


A cerimónia foi abrilhantada pela atuação das crianças da escola com a Banda Marcial da GNR, sendo que a cerimónia de bênção das novas instalações coube ao Pároco de Gandra, Padre António Lima.