ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 7 de outubro de 2017

Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Esposende acolhe Encontro da Rede Nacional
de Bibliotecas Públicas 
27 e 28 de outubro – Auditório Municipal 
O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, vai marcar presença no 14.º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, que vai decorrer em Esposende, no Auditório Municipal, nos dias 27 e 28 de outubro, subordinado à temática “Num mar de oportunidades: bibliotecas em redes”. 
O evento assinala a passagem dos 30 anos da criação do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e os 25 anos da realização do 1.º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em Esposende, e é organizado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em colaboração com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD). 

Sob o lema “Num mar de oportunidades: bibliotecas em redes” pretende-se refletir sobre o panorama atual das bibliotecas públicas, sobre os sucessos alcançados e dificuldades enfrentadas, mas também abordar os desafios quanto ao futuro, as conquistas obtidas ao longo de três décadas e o que ainda falta concretizar. Numa conjuntura em que a criação de redes surge como uma oportunidade de desenvolvimento e de gestão eficaz dos recursos cada vez mais escassos, as bibliotecas encontram-se num momento crucial para estabelecer pontes a nível local e regional.

Por forma a dar continuidade ao desenvolvimento do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, este 14.º Encontro aposta num modelo inovador e participativo, onde diversos temas e experiências se cruzam para apontar caminhos e definir estratégias no contexto europeu, aproveitando as dinâmicas que o digital trouxe para o campo da ciência e da cultura, refletindo sobre os permanentes desafios tecnológicos, as rápidas mutações sociais e a alteração dos hábitos de acesso à informação. Através da apresentação de conferências de enquadramento e da realização de Grupos de Reflexão em sessões paralelas, os participantes no Encontro serão envolvidos na reflexão em torno de temas fundamentais para as bibliotecas públicas de hoje.

Aproveitando a proximidade do mar em Esposende, os bibliotecários são convidados a mergulhar num dos temas deste Encontro e a, em conjunto e de forma colaborativa, contribuírem para a reflexão e definição de linhas de ação para as bibliotecas públicas.