ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Dia do Município

Esposende promove Desfile Histórico
no Dia do Município
Integrado no evento “Esposende Verão 2017” e como forma de assinalar o Dia da Cidade e do Município que se assinala no dia 19 de agosto, a Câmara Municipal de Esposende vai organizar um Desfile Histórico, no dia 20 de agosto, às 16h30. 
Intitulado “Esposende: Quadros da nossa História”, o desfile vai percorrer diversas ruas da cidade, encenando passagens da História local, sendo o corolário de um aturado trabalho de investigação histórica desenvolvido pelos quadros técnico do Município Município. Pretende a Câmara Municipal de Esposende divulgar e preservar o Património, dando a conhecer aos muitos visitantes que afluem à cidade nesta altura do ano. 
Dividido por oito Quadros, o Desfile Histórico percorre a fundação de Esposende, os Caminhos de Santiago, as Invasões Francesas, a passagem por Esposende da Rainha D. Maria I e do Rei Carlos Alberto de Itália, assim como a participação de Esposende na 1.ª Guerra Mundial. Os dois últimos Quadros passam em revista as instituições de proteção e assistência (bombeiros, GNR, Socorros a Náufragos e os hospitais) e a Gente Ilustre que tanto contribuiu para o crescimento do concelho encerram o majestoso desfile.


Com este cortejo, em que participarão mais de três centenas de figurantes, pretende-se contribuir para a consolidação territorial do concelho de Esposende, promovendo e divulgando a nossa História, contribuindo para o esclarecimento da consciência coletiva.

A saída ocorrerá na Escola Preparatória António Correia de Oliveira, seguindo pela rua de São João, Av. Eng. Eduardo Arantes e Oliveira, Largo Rodrigues Sampaio, Rua Eng. Losa Faria, Rua Vasco da Gama, Av. Dr. Henrique Barros Lima e termina na Escola Correia de Oliveira.

Como parceiros da iniciativa, a Câmara Municipal de Esposende contou com o apoio dos
agrupamentos de Escuteiros de Mar e de Marinhas, a Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão, o Clube de Bicicletas Antigas de Marinhas, a Escola Básica EB 2,3 António Corrêa d’Oliveira, o Forum Esposendense, Juntas de Freguesia do Concelho de Esposende, Santa Casa da Misericórdia de Esposende.