ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 19 de agosto de 2017

Dia do Município e da Cidade


 Esposende celebra Dia do Município e da Cidade
Município homenageou cidadãos, clubes, instituições e funcionários municipais
O Município de Esposende vai proceder à aquisição da Estação Radionaval de Apúlia e assumir a gestão do Forte de S. João Batista e a construção das rotundas da Cruz Vermelha e do Minipreço na Estrada Nacional 13, revelou hoje o Presidente da Câmara Municipal de Esposende. 
Benjamim Pereira falava na sessão solene do Dia do Município e da Cidade de Esposende, que decorreu no Auditório Municipal de Esposende, após o tradicional hastear das bandeiras na Praça do Município e a Missa Solene na Igreja Matriz de Esposende, e na qual foram distinguidos cinco cidadãos e duas instituições do concelho e sete funcionários municipais por 25 anos de serviço, e atribuídos três votos de louvor. 
O Autarca revelou que o Município tem em mãos a proposta final para a aquisição da Estação Radionaval de Apúlia, pelo montante de 936 mil euros, bem como a minuta de acordo de cedência do Forte de S. João Batista por um período de 50 anos, com encargos para a Câmara Municipal de 204 mil euros. Relativamente à construção das rotundas, Benjamim Pereira anunciou que possui uma proposta da Infraestruturas de Portugal, na qual este organismo se compromete a financiar as referidas intervenções com 200 mil euros.




Num discurso onde deu nota do extenso trabalho realizado neste mandato, o qual foi apresentado, em síntese, num breve filme, Benjamim Pereira lembrou as vicissitudes que teve que enfrentar para contrariar as adversidades, posicionando Esposende nos lugares cimeiros dos municípios com melhor desempenho financeiro. Deu nota dos projectos desenvolvidos ou em perspectiva de realização, do vasto e diversificado conjunto de apoios concedidos e das aquisições de terreno para o desenvolvimento de investimentos futuros, concluindo que este foi um mandato de ‘’enorme envolvimento e de muito trabalho’’. Destacou a dinamização da cultura, do desporto, do turismo, da área social, do planeamento e do apoio às famílias e às empresas’’ e lembrou os acordos estabelecidos com a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), afirmando que ‘’darão frutos num futuro próximo’’.

Já com os olhos postos no futuro, Benjamim Pereira comprometeu-se, caso o seu projeto eleitoral seja sufragado nas eleições autárquicas do dia 1 de outubro, a avançar com a execução do Parque da Cidade.

No dia em que se celebram 445 anos da fundação do Município e 24 da elevação a cidade, a Câmara Municipal homenageou, através da atribuição da Medalha de Mérito Municipal, o pároco de Curvos e Palmeira de Faro, padre Armindo Patrão de Abreu, e o pároco de Gandra e Gemeses, padre António da Silva Lima, ambos pela celebração das bodas de ouro sacerdotais.

A mesma distinção foi atribuída ao antigo Comandante Operacional Distrital de Braga do CODIS, Hercílio Campos, ao Sargento Mor Rui Manuel Soares por ter desempenhado o cargo de adjunto do Capitão do Porto de Viana do Castelo, na Delegação Marítima de Esposende, e ao sargento José António Barreto por ter desempenhado o cargo de Comandante do Posto Territorial de Esposende da Guarda Nacional Republicana. Com a Medalha de Mérito Cultural foi agraciado José Felgueiras, pela dedicação contínua à valorização cultural. Foram igualmente distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal o Centro Social e Paroquial de Curvos e o Centro Social e Cultural de Gandra, que assinalam o 25.º aniversário. Na mesma sessão foram entregues Votos de Louvor ao Forjães Sport Clube e ao Futebol Clube de Marinhas, por 50 anos de atividade, e a Rui Cavalheiro, pelo exercício das funções de Chefe da Divisão da Ação Cultural da Autarquia. No Dia do Município e da Cidade de Esposende foram, ainda, distinguidos, os funcionários da Câmara Municipal que completaram 25 anos de serviço efectivo, designadamente Ana Cristina Ferreira, Eduardo Manuel Pereira, Manuel António Cruz, Manuel Losa, Paulino Vila Chã, Rubim Fernandes e Rui Tiago Barros. A todos os homenageados, o Presidente da Câmara Municipal expressou o reconhecimento do Município.

Dirigindo-se ao Presidente da Câmara Municipal de S. Domingos – Cabo Verde, município que está geminado com Esposende, Benjamim Pereira referiu que’’ há laços a estreitar e amizades a cultivar’’, expressando a vontade de que a cooperação seja ainda mais reforçada.

Neste que foi o último Dia do Município e da Cidade de Esposende deste mandato, Benjamim Pereira aproveitou a oportunidade para agradecer toda a colaboração dos Presidentes de Junta de Freguesia, bem como dos Vereadores, a quem chamou ao palco e para quem pediu um aplauso.

Terminou convidando todos a participarem nas comemorações do 19 de Agosto, nomeadamente ao concerto de Anselmo Ralph, esta noite, pelas 22h00, no Largo dos Bombeiros, ao espectáculo piromusical às 23h45, e à festa dos anos 80 que se seguirá no Parque junto às Piscinas Foz do Cávado, bem como ao Desfile Histórico, que amanhã, a partir das 16h30, percorrerá as ruas da cidade de Esposende.

Em fim de mandato, o Presidente da Assembleia Municipal de Esposende, Agostinho Silva, aproveitou para, em jeito de balanço, assinalar o trabalho positivo desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos neste órgão, sublinhando que todos os deputados souberam colocar o interesse do concelho acima de quaisquer outros interesses.

Agostinho Silva teceu rasgados elogios ao Presidente da Câmara Municipal e à sua equipa, realçando que apesar da conjuntura desfavorável, Benjamim Pereira conseguiu concretizar um conjunto alargado de investimentos e de projectos. Destacou também a saúde financeira da Autarquia e a capacidade de captação de fundos financeiros, que possibilitaram a execução de investimentos vários, nomeadamente no litoral, e notou que este mandato fica também marcado por políticas sociais ativas em benefício das famílias.

O recém-eleito Presidente da Camara Municipal de S. Domingos, Clemente Delgado, manifestou-se empenhado em estreitar os laços e reforçar a cooperação entre os dois municípios, possibilitando a troca cultural, a partilha e o know how. O Autarca cabo-verdiano aproveitou a oportunidade para convidar o homólogo de Esposende a visitar S. Domingos no próximo ano e a fazer-se acompanhar de empresários locais com vista a eventuais investimentos naquele território, alargando a cooperação à área económica e reforçando as relações entre os dois países.


A sessão solene do Dia do Município e da Cidade de Esposende foi abrilhantada musicalmente pelo Quarteto Contratempos.