ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 27 de julho de 2017

Município de Esposende

Seniores de Esposende
assinalaram Dia dos Avós 
Assinalando o Dia dos Avós, a Rede Social de Esposende prosseguiu com o programa de Envelhecimento Ativo planeado para este ano, desta feita em Forjães, onde se realizaram diversas atividades que envolveram a comunidade sénior.
O Município de Esposende tem potenciado uma intervenção junto da comunidade sénior, através da promoção de vários projetos e atividades, tendo como parceiros privilegiados alguns dos Parceiros desta Rede Social local, nomeadamente as Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência para a terceira idade, as Juntas de Freguesia, as empresas municipais, entre outros.
A singularidade do Programa de Envelhecimento Ativo reside na articulação e complementaridade entre as diversas entidades intervenientes na promoção das atividades, constituindo um programa integrado interinstitucional muito mais rico e diversificado à disposição dos mais velhos do concelho.

Com efeito, cada entidade organizadora assume o papel de anfitriã, tratando do evento, contando com todo o apoio logístico por parte do Município e de outras entidades, recebendo nas suas instalações ou em locais por si selecionados os utentes das outras instituições e da própria comunidade. Este programa tem vindo a fortalecer as parcerias locais, permitindo concertar esforços, otimizar recursos, integrar contributos, e complementar a intervenção, com o intuito de fomentar a participação ativa das pessoas na promoção da sua saúde, autonomia e independência, bem como na vida da sociedade em geral e das várias comunidades em particular.
Ao longo de todo o mês de julho, o Programa de Envelhecimento Ativo 2017 promoveu workshops corais e instrumentais junto dos participantes do Coro Sénior de Esposende, no âmbito da candidatura BPI Sénior aprovada, que visaram enriquecer os seus participantes com mais uma experiência nas explorações da expressão musical, que no conjunto contribuirá para o fortalecimento do projeto.
Depois de ter sido organizado, no Monte de S. Lourenço, freguesia de Vila Chã, o XIV Torneio de Malha Sénior, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende e integrado nas comemorações dos 438 anos da sua fundação, foi a vez do Centro Social da Juventude de Belinho promover um convívio interinstitucional para a assinalar o Dia do Amigo, e hoje, a Acarf-Associação Sócio Cultural, Artística e Recreativa de Forjães foi a anfitriã nas comemorações do Dia dos Avós, no Souto de S. Roque, em Forjães, contando com a participação de todas as IPSS com respostas sociais na área do envelhecimento.
Em simultâneo, e Indo de encontro a este eixo de intervenção junto desta faixa etária da população, a UCC Convidasaúde do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III - Barcelos/Esposende, está a realizar um conjunto de ações de formação sob a temática “Preservar a autonomia no idoso”, dirigida numa primeira abordagem, aos cuidadores formais das várias instituições, com o objetivo de desenvolver e atualizar as suas competências.

O Programa “Envelhecimento Ativo” tem contribuído assim, de forma efetiva, para a qualidade de vida desta franja da população, promovendo o seu bem-estar, a inclusão social e o seu reconhecimento na comunidade. A comunidade sénior tem, deste modo, a oportunidade de participar, ao longo de todo o ano e de forma gratuita, num conjunto muito diversificado de atividades de vária índole, sendo notória a sua satisfação.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836