ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Município de Esposende

Município de Esposende promove Jornadas Técnicas de Marcha e Corrida

1 julho - Fórum Municipal Rodrigues Sampaio

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE), o Município de Esposende vai promover, no próximo dia 1 de julho, às 10h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio em Esposende as Jornadas Técnicas do Programa Nacional de Marcha e Corrida.
A iniciativa dirige-se a técnicos de desporto e a participação é gratuita, contudo carece de inscrição, a efetuar on-line, em www.weventual.com, até ao dia 29 de junho.


A sessão de abertura está marcada para as 10h00, iniciando-se os trabalhos meia hora depois, com a abordagem do tema “Fundamentos do Treino aplicados ao Running”, por Ricardo Esteves, treinador de corrida, seguindo-se a intervenção da nutricionista Ângela Henriques, que falará sobre os “Cuidados Alimentares no Running”.

Já no período da tarde, pelas 14h30, Maria João Sá, especialista em medicina geral e familiar e medicina desportiva, abordará a “Prevenção de doenças em praticantes de Marcha e Corrida”. Segue-se a intervenção de Vitor Dias, Runner e autor do blogue www.correr.com, sobre “A Internet ao Serviço de Marcha e da Corrida”, e, a encerrar, Ana Maria Freiras, enfermeira de reabilitação, apresentará “Noções Básicas de Suporte Básico de Vida”, estando ainda previsto um espaço de debate.

A realização destas jornadas insere-se na estratégia do Município de promover a prática desportiva de lazer, através da orientação de técnicos qualificados e com formação específica, de que é exemplo o Centro Municipal de Marcha e Corrida, na Zona Ribeirinha de Esposende. Este projeto integra o Programa Nacional de Marcha e Corrida, ao qual estão associados também a empresa municipal Esposende 2000, Federação Portuguesa de Atletismo e Instituto Português do Desporto e Juventude.

A sede do Centro funciona nas Piscinas Municipais Foz do Cávado, onde é feito o atendimento e avaliação inicial, prescrição do exercício e o acompanhamento técnico a todos quantos pretendam fazer exercício, sendo que estão disponíveis quatro percursos, nomeadamente 200 metros, 2000 metros, 3000 metros e 10000 metros, compreendendo as zonas ribeirinhas de Esposende e de Fão e a restinga do Cávado.

Com o intuito de imprimir maior dinâmica ao Centro de Marcha e Corrida, o Município organizou, no passado dia 4 de junho, um treino com os grupos de corrida Gandra Trail Team, ADE Trail Running, Spin & Run e Esposende 2000, que contou também com a participação do Apúlia a Correr, marcando o início de um novo ciclo deste projeto que passa por proporcionar o treino conjunto. Assim, à segunda-feira, às 18h00, o treino é orientado pelo Gandra Trail Team, à terça-feira, às 19h00, pela Esposende 2000, à quarta-feira, às 18h30, está a cargo da ADE Trail Running e, à quinta-feira, às 19h30, é assegurado pelo Spin & Run. Os interessados deverão comparecer nos horários definidos, seja para correr ou caminhar.