ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 19 de junho de 2017

De CARLOS BARROS

 54º jogo histórico anual Norte- Sul  
                NORTE  SUL  3
  No Estádio Padre Sá Pereira, no dia 18 de Junho, pelas 17 horas, integrado no Programa das Festas de S. João, realizou-se mais um Norte-Sul, com uma bancada “apinhada” de gente, apoiante das duas equipas que disputavam cada uma delas, uma valiosa e original Taça, oferecida pela C.M. de Esposende-Pelouro do Desporto-.
  Pelo “team” do Norte jogaram: João Faria (G. Redes); José Miquelino, Américo Miquelino, Tozé Miquelino, Vitor, Pedro Rocha, Elias, Raul, João Guimarães, João Muchacho, Lano, Mário e Muchacho-filho-.
  Pelo Sul alinharam: Noé Miquelino, Manuel Fidó, Fernando Pompeu, Mocas, Manuel Martins, Tone Tatá, Pedro Ribeiro, Manuel Brasileiro, João Felgueiras, Tonhé, Américo Malagueta, Mário Trabuqueta, Carlos Barros e Zé Magalhães.
  “Os atrasados ao jogo, não constam nesta lista…
  Trio de Arbitragem: Como árbitro principal, Álvaro Paquete “Touca Branca”, e os Auxiliares Adélio Boas e Abílio Sá.
  No “vídeo -Árbitro” dois desconhecidos: M.B./C.B.
  Madrinha do jogo Norte-Sul: Nazaré Mendanha.
  Representante da Ribeira: ”Zé Feliz”.

  O Sul, embora com menos “vedetas” apenas com três reforços, conseguiu ganhar por uns esclarecedores 3-0, mostrando-se uma equipa mais organizada e que deu o domínio aos “craques” do Norte e,  nos momentos cruciais do jogo, marcou os seus golos, por intermédio do ponta de lança, João Felgueiras (ex-Bangu) com 2 golos, sendo o outro marcado pelo médio atacante  Pedro Ribeiro (ex- Marselha) num monumental “chapéu” que vergou a “espinha” ao João Faria que nada pode fazer perante remate tão colocado.
  No final do jogo, o Sul festejou a vitória de uma forma  entusiástica, com “champanhe da torneira” e água da fonte da igreja…
   O Zé Feliz entregou a Taça ao capitão do Sul Carlos Barros Roçadas e uma representante da CRAIE entregou a outra ao triste capitão do Norte Lano “Molengão“.
 Foram distribuídas medalhas no campo e no restaurante, a todos os jogadores  por representantes da ACRAIE, o que agradecemos.
  Para retemperar energias, comeu-se um arroz de cabidela, com frango “pica no chão” acompanhado com um delicioso vinho verde para os magricelas  e maduro para os mais gordos…
  Mais uma iniciativa de sucesso em que prevaleceu a amizade e a união entre os esposendenses embora, o Norte tenha protestado o jogo e pede a sua repetição e a descida de divisão do Sul para os Distritais…
  A organização  do Norte-Sul agradece à Câmara Municipal de Esposende-Pelouro do Desporto-, à Direção da ADE, ao sr. Silveira, à Associação de S. João, à ACRAIE, ao Farol de Esposende,  à massa associativa ao jogo, assim como à claque denominada “Nazaré Frentex” e , como é natural, a todos os jogadores “jovens” que participaram neste  jogo, sendo o mais velho o Tó-20 anos- e o mais jovem, o  Romão Magnório-71 primaveras-.
  O nosso bem-haja a todos e para o ano, haverá mais um Norte-Sul e esperemos que o Sul não desça de divisão….

Carlos Manuel Lima Barros

Esposende, 19 de Junho de 2017