ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 15 de junho de 2017

Câmara Municipal de Esposende


 Dois mil seniores celebraram Santos Populares
Dois mil seniores de Esposende festejaram os Santos Populares, num arraial realizado hoje, na Quinta da Malafaia, em Antas. O presidente da Câmara Municipal de Esposende enquadrou a iniciativa nos projetos da área social que visam a promoção da saúde dos idosos e o combate ao isolamento.



"É um dever do Município investir no bem estar da sua população. Por isso ainda vamos realizar, este ano, o S. Martinho e a peregrinação a Fátima, como acontece desde há vinte anos", vincou Benjamim Pereira.


De 2013 para a edição deste ano, assistimos a um aumento de 50 por cento, no número de participantes. O edil de Esposende insere o "investimento" dispensado para este convívio, na política social que inclui, ainda, os projetos de envelhecimento ativo, como o Coro Sénior e a ginástica.

Este convívio representa o culminar de um percurso que envolveu os idosos, ao longo do ano, no trabalho de preparação e ensaio de marchas, um processo desenvolvido em rede e que privilegiou o desempenho e colaboração de todas as entidades das freguesias de Esposende. As marchas, por exemplo, foram constituídas por elementos de diferentes freguesias.

O desfile de marchas populares incluiu a Marcha Portuguesa, por elementos das freguesias de Palmeira de Faro, Vila Chã e Gemeses, e o Centro de Intervenção Cultura e Social de Palmeira e Esposende Solidário, Centro Comunitário de Vila Chã.

"Bela Esposende" foi a marcha que juntou as freguesias de Esposende e Marinhas, e o Centro Social da Juventude das Marinhas e da Santa Casa da Misericórdia de Esposende.

A marcha "Guia do Mar" representou a União das Freguesias de Belinho e Mar e o Centro Social Juventude de Belinho.

Já após o almoço, a marcha da Amizade juntou elementos de Gandra, Apúlia, Fão, Fonte Boa e Rio Tinto e a Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia e o Centro Social Paroquial de Fonte Boa.

A encerrar, a marcha Santos da Nossa Terra foi apresentada por elementos das freguesias de Antas, Curvos, Forjães e da ACARF, Centro Social de Curvos, GRASSA e Fundação Lar Santo António.

Participaram este ano a Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, a Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, o Centro Comunitário de Vila Chã /Esposende Solidário, o Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, o Centro Social da Juventude Unida de Belinho, o Centro Social João Paulo II, o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, o Centro Social e Paroquial de Curvos, o Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, a Fundação Lar Santo António, o Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, a Santa Casa da Misericórdia de Fão, a Junta de Freguesia de Antas, a Junta de Freguesia de Forjães, a Junta de Freguesia de Gemeses, a Junta de Freguesia de Vila Chã, a União das Freguesias de Apúlia e Fão, a União das Freguesias de Belinho e Mar, a União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, a União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos. Os Bombeiros Voluntários de Esposende, os Bombeiros Voluntários de Fão e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa asseguraram, mais uma vez, o necessário apoio à emergência, para que a jornada decorresse da melhor forma.

Este convívio intergeracional serviu, ainda para que o Município de Esposende entregasse o livro Vida com Rostos, editado no âmbito do programa Municipal de envelhecimento ativo.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836