ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 19 de maio de 2017

Presidente da Câmara de Esposende

Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal visitou Esposende

A Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, inteirou-se de dois exemplos de projetos cofinanciados por Fundos Comunitários: a Ciclovia do Litoral e o Observatório Marinho de Esposende (OMARE). Esta visita insere-se no périplo que Sofia Colares Alves está a fazer a todo o país, privilegiando os debates com cidadãos e conhecer, no terreno, os projetos financiados.
Em Esposende, a Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal inteirou-se do projeto de ciclovias que o Município tem em curso e que permitirá percorrer toda a costa, financiado pela Polis, assim como também já iniciou a construção da via paralela ao rio Cávado, desenvolvida no âmbito da Comunidade Inter Municipal.

Ao ser recebida por Benjamim Pereira, Sofia Colares Alves referiu ser "um prazer estar em Esposende, um concelho dinâmico e claramente virado para o futuro, para a sustentabilidade e para o conhecimento".
Por seu turno, Benjamim Pereira, lembrou que “basta fazer um exercício de memória, para constatarmos que a integração na União Europeia permitiu alcançar níveis de desenvolvimento e qualidade de vida”. Sobre os projetos visitados, o autarca justificou: “Quisemos mostrar um investimento materializado (ciclovias) e outro imaterial, o OMARE, uma exposição que mostra alguns trabalhos de investigação na área da biodiversidade marinha de Esposende que permitirá uma motorização ao longo de três anos, no âmbito de um projeto da Câmara Municipal e da Universidade do Minho, avaliado em 1,1 milhões de euros.
O projeto do OMARE foi aprovado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que o financiará em 85 por cento. O OMARE integra 18 ações, 16 das quais estarão a cargo do Município de Esposende, “que terá o papel de líder e será o beneficiário principal”, ficando a Universidade do Minho responsável pelas duas restantes.
Na visita ao "Esposende Empreendedor", José Marques da Silva da ACICE agradeceu a presença e disponibilidade da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

"É extraordinário que num tão curto espaço de tempo após convite – lançar bases ecossistema empreendedor de base local – pela Comissão Europeia, falar diretamente com os empresários no terreno."