ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 7 de maio de 2017

Município de Esposende

Município lança obra de regeneração urbana no centro de Marinhas

Realizou-se hoje a cerimónia de arranque das obras de Requalificação da Zona Central de Marinhas, intervenção que custará 323 mil euros e pretende reforçar a centralidade da zona envolvente à Igreja Paroquial de Marinhas, onde será privilegiada a circulação pedonal. Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, relevou a importância da obra agora lançada e apontou as empreitadas que estão na forja para os próximos tempos.

“Vamos construir um parque de estacionamento que solucionará o problema que existe aqui nesta zona das Marinhas, mas há ainda muito para fazer até ao final do mandato. No âmbito da regeneração urbana, conseguimos um financiamento de 800 mil euros para a zona central de Marinhas. A 1 Junho esse assunto irá a reunião de câmara para que passe à discussão pública. A Ecovia avançará até final do mês e será alvo de intervenção e será arranjado o caminho de acesso ao Centro Social Juventude Unida de Marinhas. Será uma realidade o saneamento junto à Senhora da Saúde e o Canal Intercetor”, destacou Benjamim Pereira para estimar que as obras em devir vão ultrapassar os três milhões de euros.

Perante este cenário, Benjamim Pereira aponta as dificuldades do mandato em curso, para conferir maior importância às medidas adotadas. “Começamos o mandato com a lei autárquica que obrigou à constituição de Uniões de Freguesias, com a crise e intervenção da Troika, com a mudança de Governo. Mesmo assim baixamos o IMI até à taxa mínima, ajudamos os mais carenciados com bolsas de estudo, livros gratuitos, apoios às refeições e aos transportes. Estamos aqui para trabalhar até ao último dia do mandato e não permitirei que a polémica política interfira”, garantiu Benjamim Pereira. Sobre atualidade do lançamento das obras, Benjamim Pereira não tem dúvidas que teria maiores benefícios políticos, caso as obras já estivesses concluídas. “Estamos a lançar muitas obras que não estarão concluídas este ano. Estamos somente a preparar o futuro do concelho de Esposende”, vincou.
Por seu turno, Aurélio Neiva, presidente da União de Freguesias de Marinhas, Esposende e Gandra vê a obra agora lançada como a concretização de um projeto. “Sempre tivemos o foco no centro das Marinhas. Fomos percebendo que não seria fácil, até porque no passado fizeram-se estudos mas não saíram do papel. É uma intervenção de dimensão considerável que vai criar uma zona nobre e resolver um problema que aqui temos das águas pluviais”, disse o autarca.
Sobre os 50 compromissos com que iniciaram o mandato, Aurélio Neiva recordou que 37 já estão realizados, 16 estão em curso e 7 vão iniciar-se a curto prazo. Estou muito satisfeito com o apoio que a Câmara tem dado à Junta de Freguesia”, concluiu, anunciando a viabilização do alargamento do cemitério, graças ao entendimento recente com o proprietário de um terreno contíguo.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836