ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 26 de maio de 2017

Município de Esposende

Fórum da Educação 2017 vai “Desenhar o Presente, Projetar o Futuro”


O Município de Esposende vai promover, entre os próximos dias 26 de maio e 3 de junho, o Fórum da Educação 2017, sob o lema “Desenhar o Presente, Projetar o Futuro”.


Numa altura em que se desenham políticas educativas estruturantes, a nível local, regional e nacional, esta edição pretende promover a reflexão em torno de alguns dos projetos e propostas em curso, explorando o seu potencial contributo para uma progressiva melhoria da Educação e da qualidade de vida das comunidades. Tal como em edições anteriores, o Fórum da Educação vai proporcionar também a partilha de experiências educativas e culturais, essencialmente de base local.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, será um dos intervenientes do painel “O Perfil do Aluno para o Séc. XXI – reflexões e desafios”, que vai marcar a abertura do evento, amanhã, às 21h00, no Auditório Municipal de Esposende. Sob a moderação do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, participarão também neste debate José Eduardo Lemos, Presidente do Conselho das Escolas, Jorge Manuel Ascenção, Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, e José Matias Alves, da Universidade Católica – Centro Regional do Porto.

No parque junto às Piscinas Foz do Cávado, vai decorrer, no dia 28 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, a Mostra Educativa do concelho de Esposende. Durante o período da tarde, a partir das 14h30, serão realizadas diversas oficinas, a cargo dos Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira, Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, Escola Sementes de Liberdade e Escola Profissional de Esposende.

No dia 29 de maio, às 21h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, terá lugar um painel dedicado à apresentação de projetos pelas escolas. Assim, Sandra Amorim e João Jaques, da Escola Profissional de Esposende, vão apresentar “A partilha de experiências como fator de aprendizagem”, Dina Zão e Laura Alves, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, vão dar a conhecer o Projeto "Ciências Experimentais - Cientistas Turistas", Paula Cepa, Diretora do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, falará sobre “Cultura e Quotidiano de uma Escola Inclusiva”, Manuela Ferreira, da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, abordará a temática “Escrita e Leitura Orientadas para o Sucesso: ELOS - um exemplo de Gestão Curricular Integrada na ESHM”, e Hugo Direito Dias, da Escola Sementes de Liberdade, intervirá sobre “A Ciência como mote do sentido interpretativo do ser humano”. A moderação estará a cargo da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende, Jaqueline Areias.

A Festa da Criança, a ter lugar nos dias 29 e 30 de maio, nos Estádios de Forjães, Marinhas, Esposende e Fão, vai proporcionar atividades lúdicas e de animação às crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

No dia 31 de maio, às 14h30, no Auditório Municipal, realiza-se o Seminário “Centro Qualifica Litoral Cávado, o hub de Intervenção Territorial Local - o RVCC escolar ao profissional: impactos nas atividades económicas sectoriais locais”. A presidir à sessão de abertura estará Benjamim Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Esposende, estando também presentes João Couvaneiro, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, João Furtado, da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, Sérgio Mano, da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, José Ferreira, da Escola Profissional de Esposende – Zendensino, e Armando Loureiro, do Centro Qualifica Litoral Cávado

Num primeiro painel, João Queirós, investigador do Instituto Politécnico do Porto falará sobre a “Participação em processos de RVCC e reforço da coesão social: notas de uma investigação do noroeste português”, José Manuel Castro, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Universidade do Porto e Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, abordará “O RVCC Profissional e a economia no território”, Olívia Santos Silva, da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, intervirá sobre “As sinergias dos atores em rede no Território”, Jorge Silva, Formador CQ Litoral Cávado dissertará sobre “O ERASMUS+ e os Centros QUALIFICA” e Tiago Fernandes, Chefe de Cozinha do Hotel Premium Porto apresentará “RVCC Profissional: testemunho de vida”. A moderação será de António Leite, Delegado Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional

Segue-se a mesa redonda “O Papel da Qualificação e os territórios com vocação turística”, sob a moderação de Rui Pereira, Vereador do Turismo, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Esposende, e na qual intervirão Nuno Ferreira, Administrador do Hotel São Félix, José Faria, Presidente da Associação Comercial e Industrial Concelho de Esposende, José Gomes Alves, Presidente da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, 

A marcar o encerramento desta edição do Fórum da educação, no dia 3 de junho, às 22h00, na Marina sul de Esposende, terá lugar a apresentação do Espetáculo “Quando o Mar é mais”, uma criação coletiva do Projeto AMAReMAR, que contará também com a participação do Coro Ars Vocalis e Clube Náutico de Fão.

Paralelamente ao programa do Fórum da Educação, decorrerão diversas atividades com apoio do Município. Assim, no âmbito do MusiCórdia MMXVII, de 26 a 28 maio, decorrerá em Esposende uma Masterclasse de Trompa, orientada pelo ensemble Trompas Lusas, formação que apresentará, no dia 28, às 17h00, na Igreja da Misericórdia de Esposende, o concerto “Música Britânica para Quarteto de Trompas”.

A Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina organiza a 2 de junho, o Dia da Escola, com entrega de prémios aos alunos do Quadro de Excelência, às 18h30, e arraial aberto a toda a comunidade educativa a partir das 20h00. O Dia do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio está previsto para 3 de junho, a partir das 16h00, na Escola Básica António Rodrigues Sampaio. No dia 9 de junho, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende, a Escola Básica de Apúlia apresenta a Opereta "Em busca de Santo António", e no dia 14, às 19h30 realiza a festa final de ano, nas suas instalações. Por sua vez, a Escola Básica António Correia de Oliveira, realiza no dia 16 de junho, pelas 19h00, a Festa-convívio da Comunidade Educativa 2017. 
Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836