ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 23 de maio de 2017

Município assinala 10 anos do Programa de Equitação Terapêutica

Iniciado no ano letivo 2016/2017, o Programa de Equitação Terapêutica promovido pelo Município de Esposende, em parceria com o Clube Hípico do Norte e o EQUIVAU – Centro Hípico da Quinta do Vau, comemora 10 anos de atividade.

O Programa tem como grandes objetivos promover o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, assim como o fomento da prática desportiva, junto das crianças e jovens com necessidades educativas especiais que frequentam os estabelecimentos de educação e ensino da rede pública do concelho, desde a Educação Pré-Escolar até ao 3.º Ciclo do Ensino Básico, assim como os utentes do núcleo de Marinhas da APPACDM. Com base nas parcerias estabelecidas, o Programa é desenvolvido por técnicos qualificados e decorre em espaços de excelência, concretamente nas instalações das duas entidades parceiras.

Na presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, António Maranhão Peixoto, do Vereador do Desporto, Rui Pereira, e dos professores e técnicos de ensino especial, a comemoração dos 10 anos de atividade decorreu no Clube Hípico do Norte, onde marcaram presença todos os participantes que no presente ano letivo usufruem do Programa.
O evento contou com uma Prova de Condução, Competências de Maneio e Tratamento do Cavalo, incluindo lanche-convívio e entrega de prémios.
A encerrar a sessão, o Vice-Presidente da Câmara Municipal enfatizou a grande importância do Programa, nas suas diversas dimensões, para o desenvolvimento integral das crianças e jovens, encorajando os intervenientes a continuarem e aprofundarem o trabalho até aqui desenvolvido. Integrado no âmbito das políticas educativas municipais e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende, o Programa de Equitação Terapêutica, pelo reconhecido mérito do trabalho desenvolvido, continuará a ter, nos próximos anos, o apoio do Município de Esposende, conforme referiu António Maranhão Peixoto.