ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 21 de março de 2017

Município de Esposende

Dia da árvore assinalado em Esposende
O Município de Esposende, através do Gabinete Técnico Florestal, em parceria com a Junta da União de Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos e o Centro de Educação Ambiental desenvolveram hoje, Dia Mundial da Árvore, uma ação simbólica de sensibilização, sobre a importância de preservação dos espaços florestais.

A iniciativa compreendeu a plantação de arbustos autóctones, na qual participaram alunos do primeiro ciclo e utentes seniores do Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro que também foram elucidados sobre a forma como funciona a equipa de Sapadores Florestais.
Os alunos foram alertados para o facto de muitas florestas estarem a desaparecer, dando origem a processos de erosão e desertificação. As florestas são fundamentais na regularização do ciclo hidrológico, proporcionando, ainda, a produção de madeira, pasta de papel ou cortiça, abrindo novos horizontes de investigação em domínios tão diferentes como a alimentação, a saúde ou da indústria farmacêutica.
As comemorações do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começaram a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska. O objetivo seria incentivar a plantação ordenada de árvores, promovendo o "Arbor Day". No entanto, em Portugal devido ao clima mediterrânico, a altura ideal para as plantações será no outono, altura que a disponibilidade hídrica é maior, conferindo melhores condições para a sobrevivência das árvores jovens. Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.
Refere a sabedoria popular que “Nós não herdamos a floresta dos nossos antepassados, pedimo-la emprestada aos nossos filhos”. Assim, um bem tão precioso como é a Floresta constitui um recurso renovável, deverá ser preservado por todos nós, e temos o dever de restituir este legado às gerações futuras, da mesma forma que a recebemos, ou se possível em melhores condições ainda.