ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Polis Litoral Norte.

Mais 5,8 milhões de euros investidos na costa de Esposende


O Ministro do Ambiente anunciou a concretização, no decurso de este ano, de nove obras de defesa da costa de Esposende, no âmbito do plano de ação do Polis Litoral Norte. João Pedro Matos Fernandes visitou as obras de reabilitação do Molhe Norte da Embocadura do Rio Cávado que classificou como “uma peça relevante na estratégia de defesa do litoral”.
A Polis Litoral Norte apresentou o seu plano de ação para 2017, com visitas a empreitadas nos três concelhos que integra: em Caminha foi percorrida a ciclovia, em Viana do Castelo visitadas as obras da praia Norte e em Esposende o molhe.

Em Esposende, o valor global das obras é de 5,86 milhões de euros. Ao abrigo do POSEUR avança a obra de alimentação artificial das praias adjacentes à foz do Cávado, no valor de 376 mil euros e que estará concluída em setembro próximo. A reabilitação do molhe norte da embocadura do rio Cávado é a outra intervenção prevista para a foz do Cávado (em curso), no valor de 784 mil euros.
A obra de proteção e reabilitação do sistema costeiro na praia da Bonança é apontada como a mais urgente e terá o custo de 1,47 milhões de euros, devendo estar concluída em outubro.
Já ao abrigo do programa “Norte 2020”, serão criadas infraestruturas para visitação do estuário do rio Neiva e uma ponte pedonal e ciclável, no valor de 350 mil euros, assim como a construção de infraestruturas para valorização e visitação do Parque Natural do Litoral Norte, entre as praias de Rio de Moinhos e de Cepães, no valor de 313 mil euros e entre a praia de Cepães e a marginal de Esposende, no valor de 350 mil euros. Serão, ainda, criadas infraestruturas verdes no rio Neiva, no valor de 405 mil euros.
Por último, inseridas no programa “Mar 2020”, vão realizar-se obras na Doca de Pesca de Esposende, no valor de um milhão de euros e no portinho de pesca de Apúlia, no valor de 800 mil euros e cujos contratos serão assinados amanhã, com a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Benjamim Pereira expressou gratidão a todos os que se empenharam na defesa da costa e das populações de Esposende e, às nove intervenções previstas, acrescentou a aprovação da construção do canal intercetor de águas pluviais.
"Tem sido desenvolvido um trabalho excecional, devido ao bom entendimento entre os autarcas, a administração da Sociedade Polis e a administração central. Por isso, podemos afirmar que estamos perante um modelo de sucesso, porque houve vontade política para resolver com celeridade os problemas das populações", apontou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, na cerimónia de apresentação do plano de ações da Polis para 2017.
João Pedro Matos Fernandes aponta a monitorização de toda a costa portuguesa como estratégia a adotar e, dentro da ideia que existe para o litoral, lembrou a necessidade de todos os anos intervir com ações de proteção.