ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves puxa de mais um ato altruísta para ajudar Toby Price na quarta etapa do Dakar 2017
Piloto português mantém a luta pelo pódio final da prova, apesar de ter hoje perdido algum tempo devido a uma falha de navegação.

Paulo Gonçalves cumpriu hoje mais uma etapa do Dakar 2017, a quarta das doze que constituem a mítica prova, e, mesmo depois de não ter sido um dia favorável para o piloto português, mantém-se na luta pelas posições cimeiras com o objetivo de levar a Honda à tão desejada vitória final.
O piloto de Esposende realizou a “especial” cronometrada de 416 quilómetros entre San Salvador de Jujuy e Tupiza, na Bolívia, num total de 5h23min58s, mais 26min14s que o vencedor da tirada, o austríaco Matthias Walkner.
No entanto, é esperada a atualização do tempo de Paulo Gonçalves uma vez o piloto oficial Honda ter parado a sua prova para assistir o vencedor da edição de 2016 do Rali Dakar, Toby Price, até então líder da etapa, mas que viria a sofrer uma queda nos quilómetros finais da “especial” cronometrada de onde resultaria uma fratura do fémur da perna esquerda para o piloto australiano.
Restituído o tempo perdido no auxílio a Price, Paulo Gonçalves deverá ocupar o sexto lugar da tabela geral classificativa, mantendo a luta pelo pódio final.
A quinta etapa do Dakar 2017 decorre entre Tupiza e Oruro, na Bolívia, com um total de 447 quilómetros disputados a contrarrelógio.
Paulo Gonçalves: “Hoje foi um dos dias mais difíceis, com muita navegação. No início da etapa tive alguma dificuldade em encontrar um waypoint e com isso perdi algum tempo. Depois consegui impor um bom ritmo, mas já na fase final, na entrada na Bolívia, parei para ajudar o Toby Price que estava ferido. Esperei que viesse o helicóptero, acredito que me vão devolver o tempo em que estive parado. As corridas são muito mais que resultados quando estão em risco as nossas vidas. Estamos aqui para fazer o melhor possível, obviamente, é para isso que nos preparamos ao longo do ano, há participantes com objetivos maiores do que outros, mas primeiro está a nossa vida! É importante seguir concentrado e não cometer erros. As rápidas melhoras para o Toby que sem dúvida alguma irá fazer muita falta a esta corrida pelo grande piloto que é.”