ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Município de Esposende

Esposende promove gastronomia e vinhos 
do concelho no Xantar
 Salão Internacional de Turismo Gastronómico 
| 1 a 5 de fevereiro |
À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende vai marcar presença no Xantar - Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorrerá entre os dias 1 e 5 de fevereiro, em Ourense, na Galiza - Espanha.
A participação neste evento, evidenciando o produto estratégico Gastronomia/Vinhos, pretende reforçar a visibilidade de Esposende como destino turístico, procurando conquistar novos turistas e visitantes, sobretudo na época baixa, atenuando as desvantagens de uma procura sazonal. Esposende terá o seu dia no evento a 4 de fevereiro.

Esposende vai apostar na divulgação da sua gastronomia baseada nos peixes e mariscos e na promoção do "Março com Sabores do Mar", evento onde estes pratos estão em evidência. Este ano, realiza-se a 18.ª edição desta iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal, em colaboração com as unidades de restauração do concelho.
A oportunidade será também aproveitada para promover outras temáticas como o "Caminho Português da Costa" para Santiago de Compostela, e grandes eventos que pretendem conquistar o público da Galiza, entre os quais o Encontro Luso Galaico de BTT, a Semana Santa de Esposende e a Galaicofolia.
Ao longo do evento, haverá espaço para ações de animação e degustação de produtos locais do concelho, nomeadamente vinhos, queijos e doçaria, estando também previstos shows cooking, nomeadamente com os Chefes Fernanda Montenegro, do Restaurante Camelo, no dia 3 de fevereiro, e Vitor Peixoto, do Restaurante e Pizzeria Siamo in Due, no dia 4, que confecionarão os pratos a apresentar no concurso gastronómico “Março com Sabores do Mar”.
Para além dos shows cooking, a divulgação do “Março com Sabores do Mar” será realizada de forma itinerante pelo recinto da Expourense, através da apresentação de uma pequena peça de teatro alusiva à venda de pescado tradicional, por dois jovens atores, acompanhados pela mascote do “Polvo”, que fará a distribuição de brochuras de Esposende, bem como de boletins para o sorteio de um fim-de-semana em Esposende.
No espaço de Esposende, ao longo dos dias do certame, poderá degustar vinhos verdes de produtores do concelho, bem como produtos de doçaria local.
A presença de Esposende neste certame, ficará marcada pela apresentação de um stand especificamente criado para feiras promocionais e que foi desenvolvido por uma empresa do concelho, em articulação com a Câmara Municipal.
A seguir ao Xantar, Esposende estará presente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa com evidência dos produtos estratégicos e das potencialidades do território. Esta ações, consideradas prioritárias, estão inscritas no Plano Estratégico do Desenvolvimento do Turismo de Esposende a implementar ao longo dos próximos anos, com o objetivo de dar visibilidade e afirmar Esposende como um destino de excelência.