ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Município de Esposende

Município de Esposende atribui 15 000 euros aos coros de Pequenos Cantores e Ars Vocalis
No âmbito da sua política cultural, nomeadamente no que se refere ao fomento e incentivo da música, a Câmara Municipal de Esposende vai manter o apoio ao Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) e ao Coro Ars Vocalis.
Neste sentido, o executivo municipal deliberou, por unanimidade, manter a atribuição de um subsídio anual no montante de 7 500 euros a cada uma das formações, de acordo com o protocolo de colaboração estabelecido com a Zendensino – Cooperativa de Ensino IPRL. Recorde-se que, em 2016, o Município reforçou este apoio de 6 000 para 7 500 euros.

A direção pedagógica e musical de ambos os coros continua a cargo da Escola de Música de Esposende, estrutura integrante da Zendensino, que tem prestado um grande contributo ao desenvolvimento cultural do concelho, nomeadamente ao nível da formação e do fomento e divulgação da música.
O Coro de Pequenos Cantores de Esposende é dirigido a crianças que frequentem o 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico de Esposende ou residam no concelho, com a possibilidade de permanência até ao final do terceiro ciclo. O coro Ars vocalis é direcionado para jovens que já não tenham idade para integrar o CPCE, dando-lhes, assim, a possibilidade de prosseguirem o trabalho artístico.
Por via destes projetos, o Município continua a garantir a formação musical gratuita às crianças e jovens do concelho, contribuindo para o seu enriquecimento pessoal e cultural. Além desta mais-valia, tem vindo a garantir uma maior oferta cultural no Município, possibilitando o acesso dos cidadãos ao lazer e à cultura, considerando que o protocolo prevê que cada um dos coros realize no concelho dois concertos gratuitos anuais.
“Trata-se de projetos de alta qualidade que orgulham e prestigiam Esposende e que têm elevado o nome do nosso concelho, razão pela qual o Município tem vindo a apoiar ambos os coros, não só ao nível financeiro como logístico”, sustenta o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.