ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Loja Social

Coro Sénior de Esposende brilhou em concerto comemorativo do 5.º aniversário da Loja Social
Como forma de assinalar o 5.º aniversário da Loja Social de Esposende, o Coro Sénior de Esposende apresentou-se, no dia 11 de dezembro, em concerto, na Igreja Matriz de Apúlia.
Amigos e familiares dos coralistas, Parceiros da Rede Social de Esposende e comunidade associaram-se a este evento, celebrando o espírito natalício, já que o reportório constou de canções alusivas a esta quadra, nomeadamente os temas "Eis dos Anjos a Harmonia!", "Noite Feliz!", "As nuvens que andam no ar!", "O menino está dormindo", "Natal Africano", "Pinheirinho, Pinheirinho" e "A todos um Bom Natal". A interpretação deste último tema traduziu-se num dos momentos altos do concerto, com os netos a cantarem com os avós.
O concerto constituiu um momento importante destes dois projetos, desenvolvidos no âmbito da Rede Social de Esposende, refletindo o relevante e singular trabalho que cidadãos e entidades têm vindo a realizar, visando um território mais inclusivo socialmente.

O Coro Sénior conta com a participação de 160 coralistas e 11 instituições, fomentando a inclusão social dos mais velhos, estimulando à participação num projeto que enriquecido pelos contributos, saberes e vivências, reforçando o companheirismo e o convívio desta faixa etária, contribuindo para um envelhecimento efetivamente ativo em todo o concelho de Esposende. O projeto conta com a colaboração da Orquestra da Costa Atlântica – associação de música e cultura, e de todas as instituições particulares de solidariedade social do concelho com valência para a terceira idade, bem como das Juntas de Freguesia.
Em atividade desde dezembro de 2011, a Loja Social de Esposende tem vindo a constituir-se num espaço de partilha e de consciencialização para a promoção de uma sociedade mais solidária, voluntária e ecológica. Este projeto consiste num complemento à intervenção social concelhia, na medida em que permite o acesso e a troca de bens por parte da comunidade, rentabilizando os recursos disponíveis, eliminando sobreposições na intervenção e garantindo uma melhor articulação entre serviços e entidades.
Ao longo dos anos, a Loja Social tem registado um aumento significativo no número de doações, bem como de trocas de bens, a par de uma maior expressão ao nível do voluntariado local. Os dados constam do último relatório de atividade da Loja Social referente ao ano transato, que refletem a dinâmica deste projeto comunitário.
O relatório de atividade de 2015 dá conta de um aumento de 45,2% do número de doações à Loja, que representam 47,7% da sua totalidade desde a sua abertura, sendo que a maioria foi efetuada por particulares (66,7%). De salientar um aumento significativo das doações por parte de associações e empresas (22%), em resultado de um maior conhecimento do projeto.
Assegurando a sustentabilidade do projeto, o número de bens doados à Loja continua a ser superior aos bens atribuídos às famílias, e os bens alimentares, bens com maior procura por parte das famílias acompanhadas socialmente, continua a ser suficiente face às necessidades sentidas. Significativo foi também o aumento do número de trocas (45,5%), em que quem doa bens à Loja pode levar em troca.
Constituindo-se uma vertente fundamental ao funcionamento da Loja Social, o voluntariado registou um aumento em 62% do número de participações, num total de 272, verificando-se, consequentemente, um acréscimo do número de horas prestadas ao projeto (4236 horas).
Em termos de afluência à Loja, no último ano houve um aumento de 27% face a 2014, com um total de 6 232 utilizadores, o que demonstra estar cada vez mais enraizada no quotidiano da comunidade, não só no que se refere às doações, atribuições e troca de bens, como também à visita das instalações e conhecimento do projeto.
Traduzindo o reconhecimento público do conceito desenvolvido neste projeto, têm sido inúmeras as nomeações e distinções granjeadas no decurso destes cinco anos de atividade.
Intervindo no final do concerto comemorativo do 5.º aniversário da Loja Social, a Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale, usou da palavra para sublinhar que este é um projeto de sucesso, respondendo às necessidades locais, na medida em que conta com o comprometimento e envolvimento dos Parceiros da Rede Social e do setor empresarial local. Aproveitou, por isso, a oportunidade para agradecer o apoio e a colaboração de todos os Parceiros desde a primeira hora, realçando o seu empenho e dedicação, enaltecendo ainda o trabalho dos voluntários, dos colaboradores da Loja e dos técnicos de intervenção social, sem os quais este projeto não seria uma realidade.
Em relação ao Coro Sénior, Raquel Vale felicitou os coralistas pelo brilhante concerto, dada a evolução do seu desempenho ao longo dos vários espetáculos, e agradeceu aos maestros pela dedicação na orientação deste projeto, bem como a todas as instituições particulares de solidariedade social do concelho com valência para a terceira idade e, ainda, às Juntas de Freguesia e ao Arciprestado de Esposende pela colaboração.