ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Município de Esposende

Recital de violino e piano


Entre o feriado e o fim de semana, o Município de Esposende reservou um recital de violino e piano, com o esposendense David Filipe e a moscovita Sofiya Kagan. A subida ao palco do Fórum Municipal Rodrigues Sampaio ocorrerá no sábado, dia 3, pelas 21h30.
Esta iniciativa cultural agendada pelo município de Esposende tem como objetivo  promover jovens talentos do concelho, o que ocorre no caso vertente em que David Filipe surgirá acompanhado por Sofiya Kagan para interpretarem obras de Jean-Marie Leclair, Johann Sebastian Bach, Béla Bartók, Johannes Brahms ou Eugéne Ysaÿe e Niccolò Paganini/Váša Příhoda.

O concerto insere-se numa série de recitais que os músicos têm dado em Portugal e na Alemanha, no âmbito das provas finais do curso de pós-mestrado "Komzert Examen".
Sofiya Kagan é uma pianista russa, natural de Moscovo, cidade onde iniciou seus estudos musicais. Sofiya integrou a famosa escola „Elena Gnesina“ para jovens sobredotados. Após ter-se graduado com mérito Sofiya foi admitida no Conservatório Estatal Tchaikovsky em Moscovo na classe da Professora Ksenia Knorre.
Sofiya é pianista acompanhadora da faculdade de cordas da Universidade de Detmold, Scuola di Musica di Fiesole e professora de piano na Escola de Música Russa de Bona.
David Filipe (Esposende, 1989) iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade com Paulo Matos e posteriormente com Carlos Pinto da Costa na Escola de Musica de Esposende. Em 2001 ingressou na ARTAVE na classe do Professor António Soares, onde concluiu o curso complementar de cordas.

David é também um entusiasta da escrita musical, tendo escrito arranjos para concertos em várias ocasiões. É membro da Detmolder Kammerorchester desde 2012.