ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Município de Esposende

Animação de Natal com programa para todas as idades

Aproxima-se dezembro e toda a magia associada à Quadra Natalícia. O Município de Esposende preparou um programa diversificado, especialmente vocacionado para as crianças, mas onde os mais velhos também são contemplados. O êxito das iniciativas depende, em larga medida, da adesão popular, razão pela qual, já a partir de hoje (sexta-feira) a iluminação de Natal será ligada, convidando ao passeio pela cidade. Para os mais novos, a chegada do Pai Natal está agendada para o dia 10 de dezembro.

A iluminação de Natal vai chegar, este ano, a mais ruas de Esposende, procurando dar resposta às novas dinâmicas da cidade, nomeadamente aos fluxos de público pelas zonas de comércio e de interesse turístico, concretamente a marginal e o passadiço em particular que acolherá os enfeites pela primeira vez.
No vasto programa delineado, há ações que se interlaçam, fundindo a ocupação das férias escolares dos mais jovens, com as atividades lúdicas e culturais associadas ao Natal.
Oficinas, recitais, concertos, teatro, exposições ou leitura são algumas das atividades propostas, convergindo para uma maior animação da cidade que encontrará o seu ponto alto na semana que antecede o dia de Natal. Para o dia 10 (15 horas) está agendada a chegada do Pai Natal ao Largo Dr. Fonseca Lima, sendo a animação de rua complementada com insufláveis. Pela 16h00 será apresentado e provado o Bolo Rei Gigante, confecionado pelas pastelarias locais. Ocorrerá, no Largo Rodrigues Sampaio e, paralelamente, decorre uma prova de vinhos das quintas produtoras do concelho de Esposende.
A parceria do Município de Esposende com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende promove, para os mais novos, entre 10 e 31 de dezembro, a Duendelândia, no Largo Rodrigues Sampaio. Durante todo o mês de dezembro, quem fizer compras no comércio tradicional habilita-se ao sorteio de magníficos prémios.
De 7 a 31 estará patente, no Centro de Informação Turística de Esposende, a exposição “Presépios de Natal”. De 8 de dezembro a 8 de janeiro decorre a campanha “O meu Natal é Ecológico”, com a adesão dos estabelecimentos comerciais de Esposende e Juntas de Freguesia.
No dia 4 de dezembro, o Auditório Municipal de Esposende acolhe a peça de teatro “Essência de Chá”. Agendado para as 16h30 este é um espetáculo interpretativo que enaltece as características do chá através da poesia. Com texto original de influência na poesia portuguesa, "Essência de chá" é o apogeu da formação teatral promovida no âmbito do programa CREARTE - Crescimento da Arte Teatral de Esposende.
No dia 11 dezembro, pelas 17 horas, realiza-se o concerto de Natal do Coro Sénior de Esposende com a Atlantic Coast Orchestra, na Igreja Matriz de Apúlia e, nesse mesmo dia, pelas 16 horas, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura acolhe o conto musicado «Uma história de Natal no centro da terra», de O Som do Algodão.
Na Sala dos Azulejos do Museu Municipal de Esposende, entre dezembro deste ano e dezembro de 2017 estará patente a exposição integrada no ciclo de artes plásticas e performativas. O primeiro momento deste ciclo intitula-se "Enfim ...o Mar" e tem a representação de seis artistas plásticos e um performer. Trazem ao convívio da arte comissariada por Madalena Macedo, a pintura de Alice Castro, Mário Rebelo de Sousa, Lurdes Rodrigues, Maria da Silva, Manuel Lima e a própria Manuela Macedo, e o performer Armindo Cerqueira. Será inaugurada dia 2 de dezembro, às 18h00.

No dia 23 de dezembro realiza-se o concerto “É Natal!”, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, na Igreja Paroquial de Marinhas.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836