ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 4 de outubro de 2016

Transcávado BTT-GPS

Transcávado BTT-GPS com balanço positivo
Saldou-se num êxito a primeira edição do Transcávado BTT-GPS, evento que o Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende 2000 e em parceria com os municípios de Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares, Terras de Bouro e Montalegre, levou a efeito, nos dias 1 e 2 de outubro.

Pela primeira vez, uma prova de BTT uniu sete concelhos e dois distritos, desde a foz, em Esposende, à nascente do Rio Cávado, em Montalegre, numa extensão de 146 quilómetros, e na qual participaram aproximadamente 300 betetistas, oriundos de diferentes localidades do país.

Numa simbiose perfeita entre a natureza e a aventura, o Transcávado BTT-GPS correspondeu em pleno às expetativas, atendendo ao grau de satisfação dos participantes, que enalteceram tanto a organização como os trilhos que integraram o percurso da prova. Com condições climatéricas favoráveis, os atletas conseguiram usufruir em pleno e tirar verdadeiro partido desta verdadeira aventura em torno do Rio Cávado, a qual registou um acumulado de altimetria superior a quatro mil metros.

No dia 1, decorreu a primeira etapa da prova Slow Race, entre Esposende e Terras de Bouro, e, no dia 2, completou-se o percurso até Montalegre. Com uma vertente mais competitiva, decorreu no dia 2, a prova Race, disputada tanto a nível individual como por duplas, em autonomia e com orientação por GPS.

Em termos competitivos, e no que respeita ao Slow Race, o vencedor foi Cláudio Veloso, de 33 anos, da equipa Paralelozero, com o tempo total de 9:32:08. O segundo lugar foi alcançado por André Carvalho, de 32 anos (10:07:49), e José Pinto, de 30 anos, da equipa Arrasa Montanhas, classificou-se em terceiro (10:07:50).

De forma a equilibrar as capacidades entre os participantes, por idades ou sexo, a prova Race contou com bonificações. Assim, a nível individual, sagrou-se vencedor Francisco Rosa, de 36 anos, Barcelos Team Portugal (7.11.24), Tiago Ribeiro, de 28 anos, Dourobtt/CCPAD alcançou o segundo lugar (7:34:39) e Nuno Gomes, de 30 anos, Bikezone Portugal ocupou o terceiro lugar do pódio (7:56:00). No que se refere a equipas, o primeiro lugar foi para a dupla Ruben Nunes e Joana Monteiro, 30/21 anos, da equipa Biciadus /ASC Focus Team, que terminou a prova com 9:04:34, sendo que com a bonificação de 15% pelo elemento feminino, alcançou o tempo de 7:42:53. O segundo lugar do pódio foi ocupado por José Manuel e José Dieguez, ambos de 47 anos, do Clube de Ciclismo Duas Rodas - Espanha, com o tempo de 9:36:43, mas com uma bonificação de 12%, ficaram com o tempo de 8:27:31. O terceiro posto foi alcançado pela dupla Filipe Ramos e Miguel Ribeiro, 29/36 anos, da Biciadus Bike Store, com o tempo de 8:30:58.

Atendendo a que a primeira edição do Transcávado BTT-GPS se saldou num êxito, é intenção do Município de Esposende dar continuidade ao evento.