ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Município de Esposende

Município atribui 90 000 euros 
às freguesias do concelho
O Município de Esposende deliberou atribuir 90 635,20 euros a Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, de acordo com deliberação aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo.
Assim, foi aprovado um apoio financeiro até ao valor máximo de 42 748,80 euros à Junta de Freguesia da União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, para execução de obras de remodelação na antiga sede da Junta de Freguesia de Curvos. A necessidade desta intervenção, tendente a resolver problemas de infiltrações e humidade do edifício, havia sido sinalizada pelo executivo da União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos aquando da visita do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, às freguesias do concelho. A intervenção foi integrada no Plano de Investimento nas Freguesias e vai agora ser concretizada.
O Município aprovou também a atribuição de 24 250 euros à Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, para a pavimentação da Rua da Tomadia, em Marinhas, uma intervenção igualmente integrada no Plano de Investimento nas Freguesias, que irá garantir melhorias na circulação rodoviária e pedonal naquela via.
Para a Junta de Freguesia de Antas foi aprovado um apoio financeiro de 16 650 euros, destinado a comparticipar a aquisição de uma viatura de transporte de crianças. A verba corresponde a 90% do custo do custo da viatura, um veículo com capacidade para 9 passageiros, montante estipulado pela Autarquia para comparticipação de viaturas para as Juntas de Freguesia. Este apoio reveste-se da maior relevância, na medida em que a carrinha existente já não cumpre as regras de transporte de passageiros, pelo que há necessidade de proceder à aquisição de uma nova viatura, de modo a realizar o serviço de transportes dos jovens pertencentes às associações juvenis locais, dentro do quadro legal em vigor.

Já a Junta de Freguesia de Vila Chã foi contemplada com um apoio financeiro, no montante de 6 986,40 euros, destinado a comparticipar a substituição da claraboia do edifício da Junta de Freguesia, garantindo melhores condições ao imóvel e a conservação de um edifício público.
Estas comparticipações financeiras somam-se ao alargado conjunto de apoios, tanto de ordem financeira como logística, bem como de cedência de materiais, que o Município tem vindo a conceder às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, tal como às instituições concelhias, e enquadram-se numa ótica de salvaguarda dos interesses das populações.