ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 4 de outubro de 2016

Festival Sénior “Reencontros de Memórias e Saberes”

Festival Sénior retratou Envelhecimento Ativo
em Esposende


Um espetáculo de teatro protagonizado pelos idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho encerrou, hoje, o Festival Sénior “Reencontros de Memórias e Saberes”, uma organização do Município de Esposende em parceria com os demais Parceiros da Rede Social. “Teatro Sénior – estórias com riso”, que teve lugar no Auditório Municipal de Esposende, foi um divertido espetáculo com sketches da vida diária e estórias com humor e amor, que evidenciou o sentido de humor e a dinâmica dos seniores.

Muito apreciado foi o Concerto do Coro Sénior de Esposende com a Atlantic Coast Orchestra, que decorreu no dia 1, Dia internacional da Pessoa Idosa, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Esposende e que lotou completamente o espaço. Sob a direção musical dos maestros Ana Carolina Capitão e Luís Miguel Clemente, os idosos interpretaram cantigas tradicionais portuguesas ligadas às suas vivências e memórias.

No Auditório Municipal de Esposende, teve lugar, no dia 2, a apresentação do espetáculo teatral "Ondeia - Trapo de estórias", pelos utentes dos Ateliers Juvenis da Esposende Solidário, cuja direção artística esteve a cargo de Hugo Direito Dias. No mesmo dia, no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado, decorreu um espetáculo, que traduziu o trabalho desenvolvido no âmbito da participação de crianças e jovens da comunidade esposendense na oficina de música que integra o projeto AmareMar – Arte e Comunidade. Através destes espetáculos, os mais jovens tiveram oportunidade de mostrar à comunidade a mais-valia do trabalho que vêm desenvolvendo nestes projetos.


Positiva foi também a Mostra Social ´16, que decorreu no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado, durante o fim-de-semana, e que constituiu uma oportunidade de dar a conhecer as respostas sociais, bem como o leque de serviços e projetos que alguns Parceiros da Rede Social de Esposende disponibilizam à comunidade.

Um importante momento de reflexão e debate foi a Conferência-Debate “Novos desafios para o futuro das organizações de Economia Social”, que decorreu no dia 30 de setembro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, sob a moderação António Batista, Consultor em Planeamento e Avaliação de Projetos e contou com os contributos de Américo Mendes, Diretor do Mestrado em Economia Social da Católica Porto Business School da Universidade Católica do Porto, e de Carlos Azevedo, Diretor IES-Social Business School, Presidente da Direção e fundador da ESLIDER-PORTUGAL – Rede Nacional de Líderes da Sociedade Civil. Em representação do Município, a Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale, enquadrou a iniciativa, que considerou, um “momento de reflexão para se definirem novas estratégias de intervenção na área social a nível concelhio, tendo em conta o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social, recentemente elaborados, documentos estratégicos para os próximos cinco anos. Este debate contribuiu, assim, para uma reflexão conjunta com as organizações de economia social do concelho, na forma de responder aos desafios que se colocam à intervenção, bem como aos novos paradigmas solidários da intervenção social e territorial.

O Festival Sénior “Reencontros de Memórias e Saberes” iniciou no dia 30 de setembro com a apresentação do livro “Vida com Rostos”, que apresenta o registo fotográfico de algumas das várias iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo dos cinco anos de existência do Programa “Envelhecimento Ativo”.

O evento evidenciou o trabalho de articulação em rede no que à área social do concelho diz respeito, em prol de um objetivo comum: o bem estar da comunidade.