ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Município de Esposende

Município poupou 48 000 euros no primeiro semestre de 2016 com eficiência energética na iluminação pública
A colocação de mais de um milhar de luminárias de tecnologia LED e de vapor de sódio de alta pressão, num investimento que rondou os 384 mil euros, permitiu ao Município de Esposende, no primeiro semestre deste ano, uma poupança de 13% nos consumos da rede de iluminação pública no concelho, correspondente a cerca de 48 000 euros.
Esta poupança resultou da primeira fase de remodelação da rede de iluminação pública, que ficou concluída no início do ano e que integrou o projeto “Mais Eficiência Energética na Iluminação Pública do Cávado”, candidatado pela Comunidade Intermunicipal CIM Cávado, onde se insere o Município de Esposende, ao POVT - Programa Operacional Temático Valorização do Território.
Nesta primeira fase, mais de 70% dos novos equipamentos colocados foram de tecnologia LED, que é mais eficiente e garante maior autonomia energética e durabilidade, o que tem permitido a religação gradual das luminárias que tinham sido desligadas em 2011 ao abrigo do Plano de Gestão Sustentada da Energia implementado pelo Município.

A curto prazo prevê-se o início de uma nova fase de beneficiação da rede de iluminação pública, com a substituição gradual das armaduras abertas ainda existentes, por armaduras fechadas, e com a eliminação total das lâmpadas de mercúrio da rede. Para a elaboração destes trabalhos, a Esposende Ambiente e as Juntas de Freguesia efetuaram a identificação, em todo o concelho, dos pontos que carecem de beneficiação, sendo que o processo terá início logo que estejam reunidas todas as condições por parte da EDP e do Município.
Refira-se, ainda, que sempre que o Município efetua alguma obra no concelho que implique a colocação, deslocação ou substituição de colunas de iluminação pública, tem sido adotada a iluminação de tecnologia LED ou de vapor de sódio de alta pressão de 100W.