ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Município de Esposende

Esposende promove Feira da Natureza 
em território privilegiado
O Município de Esposende está a assinalar, durante este fim de semana, o Dia Mundial do Turismo, tendo para o efeito agendado uma série de atividades cujo objetivo visa a promoção e valorização dos produtos estratégicos de desenvolvimento turístico, afirmando Esposende como um território diferenciador em termos de atratividade.
O evento arrancou com a abertura da Feira da Natureza, patente na Zona Ribeirinha de Fão, onde se pretende evidenciar a oferta de Turismo de Natureza, particularmente no que diz respeito à observação de aves.
"Estamos inseridos num Parque Natural, temos apostado em turismo de natureza, temos doze percursos pedestres no concelho, queremos atrair os privados que trabalham nesta área. Estas são as razões pelas quais quisemos realizar este evento aqui, pelo simbolismo, apesar de sabermos que no centro da cidade estaria mais gente", referiu o vereador com o pelouro do Turismo, Rui Pereira, na abertura da Feira da Natureza, na Zona Ribeirinha de Fão.

Já o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, lembrou que a realização da Feira da Natureza pretende "assinalar a mudança de paradigma, vincada em Esposende com regras claras que vieram colocar ordem no urbanismo, no tratamento de efluentes e no ordenamento do território". O autarca definiu desde logo o posicionamento do município quanto ao futuro. "Não queremos indústrias poluentes em Esposende. Temos um território excepcional, com qualidade de vida que é decorrente da qualidade ambiental. Encontraremos formas de captar investimento sem atropelar essa declaração de intenções", sublinhou Benjamim Pereira.
Ao longo dos dias em que decorre o evento está prevista a realização de oficinas ligadas à fotografia de natureza, passeios interpretativos ornitológicos, geológicos, botânicos e de observação e aves noturnas, atividades lúdicas infantojuvenis e conferências. A exposição evidencia o trabalho desenvolvido por instituições e empresas concelhias, pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, através do Parque Natural do Litoral Norte, North Birding Tours, do projeto Anfibios e Repteis de Portugal, Parques Biológicos de Gaia, da Serra da Lousã e de Vinhais, Aktivsport, entre outros.
Numa outra vertente, decorre domingo, dia 25 de setembro, a III edição do Torneio de Golfe “Esposende, Um Privilégio da Natureza”, na Quinta da Barca, em Gemeses, altura em que será proporcionada a possibilidade de experimentar gratuitamente a prática do golfe.
Está agendado um debate intitulado “As potencialidades do turismo náutico em Esposende”, perspetivando-se a abordagem ao paradigma em mudança, que aponta Esposende como um destino de praia, mas que o aparecimento de novas atratividades e, com elas, outros turistas vão proporcionando a experimentação de desportos náuticos.
A navegabilidade do Rio Cávado até Barcelos, associada às oportunidades que proporcionará, em atividades emergentes como o kitesurf, o surf, ou ainda, a canoagem será um dos temas em discussão, num debate moderado por Ernesto Brochado e que conta com a participação de Tiago Rocha, da Kook Proof, Sofia Ferreira, da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Leandro Cepa, da Esposende Surf Team, do biólogo Vasco Ferreira, e de Belmiro Penetra, da Proriver.
No âmbito desta iniciativa será, ainda, inaugurado o percurso pedestre “Entre Vales e Quintas”, em Palmeira de Faro, junto à igreja paroquial, onde terá lugar a apresentação do livro da Rede Municipal de Percursos Pedestres de Esposende.
Todas as atividades são de participação gratuita, contudo são limitadas e carecem de inscrição prévia, através do e-mail turismo@cm-esposende.pt.
Mais informações disponíveis em www.visitesposende.com