ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

“Envelhecimento Ativo”

Município assinala cinco anos 
de Envelhecimento Ativo com Festival Sénior
Com o intuito de assinalar o 5.º aniversário do Programa “Envelhecimento Ativo”, desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende, a Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com os Parceiros da Rede, vai levar a efeito o Festival Sénior “Reencontros de Memórias e Saberes”.
Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, será desenvolvido um leque muito variado de iniciativas, direcionadas particularmente à comunidade idosa, mas abertas à população em geral, que se propõem dar a conhecer o vasto trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito do Programa “Envelhecimento Ativo”.
A abertura da Exposição “Memórias de Vida”, no dia 30 de setembro, no Largo Rodrigues Sampaio, marca o início do evento. Trata-se de uma mostra fotográfica que apresenta rostos de vida, que espelham a identidade e a força da expressão que o passado imprimiu, através das quais Esposende se reinventa.

No mesmo dia, às 14h30, no Auditório Municipal de Esposende, terá lugar a apresentação do livro “Vida com Rostos”, que apresenta o registo fotográfico de algumas das várias iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo dos cinco anos de existência do Programa “Envelhecimento Ativo. A publicação pretende, assim, mostrar as vivências, num processo de acolhimento, memória e emoção, bem como valorizar pequenos trabalhos de poesia dos participantes, retratar a dinâmica intergeracional e o envolvimento com a comunidade.
À noite, pelas 21h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, realiza-se a Conferência-Debate “Novos desafios para o futuro das organizações de Economia Social”, cuja sessão de abertura estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira. Serão intervenientes Américo Mendes, Diretor do Mestrado em Economia Social da Católica Porto Business School da Universidade Católica do Porto, António Batista, Consultor em Planeamento e Avaliação de Projetos e Carlos Azevedo, Diretor IES-Social Business School, Presidente da Direção e fundador da ESLIDER-PORTUGAL – Rede Nacional de Líderes da Sociedade Civil. Este debate pretende contribuir para uma reflexão conjunta com as organizações de economia social do concelho, na forma de responder aos desafios que se colocam à intervenção, bem como aos novos paradigmas solidários da intervenção social e territorial, sendo dirigida a dirigentes, técnicos e voluntários das Organizações de Economia Social, professores, estudantes, bem como todos os interessados na temática. A iniciativa é de participação gratuita, contudo carece de inscrição prévia, que deverá ser efetuada até ao dia 23 de setembro, através do e-mail accaosocial@cm-esposende.pt.
O Largo Rodrigues Sampaio vai acolher, no fim-de-semana de 1 e 2 de outubro, a Mostra Social ´16, evento que visa divulgar as respostas sociais, bem como o leque de serviços e projetos que alguns Parceiros da Rede Social de Esposende disponibilizam à comunidade. No dia 1, o evento estará de portas abertas entre as 15h00 e as 21h00, e, no dia 2, das 10h00 às 19h00.
Também no dia 1, às 17h00, no Salão Nobre do Bombeiros Voluntários de Esposende, apresenta-se em Concerto o Coro Sénior de Esposende com a Atlantic Coast Orchestra. Sob a direção musical dos maestros Ana Carolina Capitão e Luís Miguel Clemente, serão interpretadas cantigas tradicionais portuguesas que congregam valores e vontades ligados às vivências e memórias, promovendo a interação da população sénior com as diferentes gerações.
O programa do Festival Sénior prossegue no dia 2 de outubro, pelas 15h00, no Largo Rodrigues Sampaio, com a apresentação de um espetáculo de rua, que traduz o trabalho desenvolvido no âmbito da participação de crianças e jovens da comunidade esposendense na oficina de música que integra o projeto AmareMar – Arte e Comunidade
Às 17h00, no Auditório Municipal de Esposende, terá lugar o espetáculo teatral "Ondeia - Trapo de estórias". Com direção artística de Hugo Direito Dias, o espetáculo será apresentado pelos Ateliers Juvenis da Esposende Solidário e conta a história de Ondeia, uma boneca de trapos que vive das memórias acumuladas nos seus trapos, ao longo de gerações e gerações pelas quais passou.
O Festival Sénior encerra no dia 4 de outubro, com a apresentação do Teatro Sénior – estórias com riso, pelas 14h00, no Auditório Municipal de Esposende. O espetáculo integra sketches da vida diária, estórias com humor e amor, protagonizados pelos idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.