ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 27 de julho de 2016

Dia dos Avós

Esposende celebrou Dia dos Avós
O Dia dos Avós, que se comemorou ontem, 26 de julho, foi assinalado, com um Convívio Intergeracional, que reuniu duas centenas de idosos e 100 crianças e que decorreu no Largo de S. Roque, em Forjães, numa organização da Associação Social e Cultural Artística e Recreativa de Forjães (ACARF).
Num ambiente festivo e grande animação, viveu-se um dia especial com avós e netos, permitindo estimular as relações familiares. A iniciativa integrou momentos de lazer e convívio, incluindo uma aula de zumba, animadamente participada pelas crianças e pelos idosos que frequentam as diversas das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, e a atuação do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.

Integrado também no Programa “Envelhecimento Ativo”, o Centro Social da Juventude de Belinho comemorou, no dia 20 de julho, o Dia da Amizade. A iniciativa contou com a presença de vários idosos das IPSS concelhias e integrou uma aula de Yoga e muita animação musical para celebrar a amizade.
No passado dia 15 de julho, no Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, decorreu o XIII Torneio de Malha Sénior, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende, no qual participaram oito IPSS, com 36 equipas, num total de 72 jogadores. Esta atividade visou estimular o convívio entre os utentes das diversas instituições concelhias. Uma vez mais, assistiu-se à alegria contagiante dos participantes, tendo o Centro Social da Juventude de Marinhas vencido esta eliminatória, seguindo do Centro Social da Juventude de Belinho.
O Programa “Envelhecimento Ativo 2016” é desenvolvido no âmbito da Rede Social, com o intuito de promover uma cultura de envelhecimento ativo baseada numa sociedade para todas as idades. Neste sentido, a Câmara Municipal, em conjunto com diversas entidades concelhias, desenvolve, ao longo de todo o ano, iniciativas lúdicas, recreativas, desportivas, musicais, culturais, desportivas, entre outras.