ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 5 de junho de 2016

V.D.J.

"Voz Desportiva do Jandirinha"

Boa noite aos leitores e amigos desta crónica desportiva semanal e, em período de defeso, resta-nos orientar este registo escrito para a cultura desportiva/religiosa  dos pescadores de Esposende, incidindo  a nossa análise para os ex-jogadores do ESC/ADE., recordando o seu passado nas lides  no rio e mar.
Nas décadas de  setenta e oitenta, a atividade piscatória em Esposende, fazia-se em pequenas e médias embarcações, destacando-se as catraias e posteriormente, vieram as motoras, embarcações já com um grande "porte" desfrutando de uma tripulação de vários pescadores, com  seis a dez homens, com o seu mestre na casa do leme a dar o rumo seguro à embarcação.
Muitos destes tripulantes jogavam no ESC/ADE e, nos dias dos jogos, no regresso a terra, no final da pescaria, chegavam a vir a nado para a praia de Esposende,  para se dirigirem  para o  Estádio P. Sá Pereira. Iam a casa, mudavam de roupa, comiam uma "bucha" e lá iam eles defender as  camisolas do Esposende. Cito os nomes do Saganito, Tone Pirata,  Passos, João Muchacho, e muitos outros esposendenses, velhas glórias do ESC/ADE. Este domingo, lá estavam alguns desses  amigos, na procissão dos barcos, com os seus andores , desfilando  no rio, entrando no mar, para lançar a coroa de flores, em homenagem aos esposendenses falecidos na sua faina. 



O Presidente da Câmara M. de Esposende, arquitecto Benjamim Pereira, no barco do Presidente da Associação de Pescadores,  acompanhado de  várias individualidades, lançou a referida coroa de flores, para a superfície serena do mar, ao que se seguiu um "vendaval" de palmas dos quase trinta barcos presentes neste singela cerimónia, recordando os pescadores vítimas, da impiedosa força do mar.
Neste domingo, esta página desportiva fica com estas imagens deste evento, com uma forte componente religiosa.
Um abraço a todos os leitores deste crónica desportiva semanal.

Esposende, 5 de junho de 2016.

                                                   V.D.J.
                                                                                                                          Carlos Manuel de Lima Barros