ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 17 de junho de 2016

Município de Esposende

Dois mil seniores celebraram ontem
os santos populares em Esposende



O Município de Esposende celebrou a Festa dos Santos Populares num convívio dirigido à população sénior que juntou cerca de 2000 pessoas. Esta iniciativa, que se reveste de profunda simbologia, quer pelo convívio intergeracional que proporciona, com a participação de crianças e idosos da comunidade, quer pela alegria e satisfação dos seus participantes. No total, participaram mais de vinte entidades, entre juntas de freguesia e instituições particulares de solidariedade social, que colaboraram com o Município na sua realização.


“Em 2013 participaram 1267 idosos. Este ano são mais de dois mil, demonstrando o sucesso deste evento. Não queremos que as pessoas vivam isoladas, mas que convivam, não só hoje, mas ao longo de todo o ano, nas iniciativas promovidas através do Programa de Envelhecimento Ativo que várias entidades do concelho ajudam a desenvolver para vós”, contextualizou o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, apontando outros eventos dirigidos aos idosos que ainda vão decorrer este ano, como o passeio a Fátima, a 16 de setembro, o festival Sénior, entre 30 de setembro e 3 de outubro, e o S. Martinho, a 9 de novembro.


No rol de atividades dirigidas à população sénior preparadas para este dia de festa, inscreveu-se a atuação do recém-criado Coro Sénior de Esposende, que reúne 120 idosos de todo o concelho, e que brindou os participantes à sua chegada, com “modinhas à moda antiga”. Essa foi a antecâmara para o desfile de marchas populares que se seguiu, e que incluiu a Marcha das Cantarinhas com participantes de Palmeira de Faro e Vila-Chã, a Marcha de Gemeses, a Marcha de Belinho e Mar, a Marcha de São João com participantes de Esposende e Marinhas, a Marcha da “Amizade” com participantes de Fão, Apúlia e Gandra, e a Marcha dos Santos da Nossa Terra com participantes de Antas, Curvos e Forjães.

O desfile de marchas alusivas aos Santos Populares integrou, mais uma vez, crianças e idosos, num encontro que reavivou a memória dos tempos idos, onde as festas populares eram palco de namoricos e boa disposição. Este ano, as entidades foram desafiadas a congregarem esforços, privilegiando o trabalho em rede, interinstitucional e interfreguesias, no sentido de potenciar a implicação dos seus idosos e comunidade na iniciativa.


Participaram este ano a Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, a Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, o Centro Comunitário de Vila Chã /Esposende Solidário, o Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, o Centro Social da Juventude Unida de Belinho, o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, o Centro Social e Paroquial de Curvos, o Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, a Fundação Lar Santo António, o Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, a Santa Casa da Misericórdia de Fão, a Junta de Freguesia de Antas, a Junta de Freguesia de Forjães, a Junta de Freguesia de Gemeses, a Junta de Freguesia de Vila Chã, a União das Freguesias de Apúlia e Fão, a União das Freguesias de Belinho e Mar, a União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, a União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos. Os Bombeiros Voluntários de Esposende, os Bombeiros Voluntários de Fão e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa asseguraram, mais uma vez, o necessário apoio à emergência, para que a jornada decorresse da melhor forma.

SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

Praça do Município | 4740-223 Esposende