ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 3 de junho de 2016

Município de Esposende

Município de Esposende candidata 
“Romaria de S. Bartolomeu do Mar” 
à Lista Nacional do Património Cultural Imaterial
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu, esta manhã à apresentação da candidatura da “Romaria de S. Bartolomeu do Mar” à Lista Nacional do Património Cultural Imaterial.
Em sessão que decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, no seguimento do 5.º Encontro Nacional da Rede da Cultura dos Mares e dos Rios, organismo a que preside, Benjamim Pereira assinalou que esta candidatura não surge por acaso, constituindo “uma abordagem adulta e responsável, demonstrativa daquilo que é a política cultural atual do Município” e que abrange as mais variadas manifestações artísticas.
Ciente da sua responsabilidade na promoção da salvaguarda das suas tradições e do seu passado, referiu o autarca, o Município entendeu “ir mais longe” e iniciou o processo para classificar “uma das mais notáveis manifestações culturais ligadas à terra e ao mar”, apoiando-se numa equipa de investigação “de excelência”, liderada por Álvaro Campelo.

“Estamos hoje a fazer História, mais História” afirmou Benjamim Pereira, vincando que a Romaria de S. Bartolomeu do Mar é “uma referência cultural indissociável do Município”, e manifestou a expetativa de que a candidatura seja aprovada e se transforme também num “motor de desenvolvimento” da localidade de Mar e do próprio concelho.
Benjamim Pereira, enquanto Presidente da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, notou que o 5.º Encontro deste organismo contribuiu para a identificação do Banho Santo como um fator distintivo, cultural e socialmente ancorado em práticas ancestrais. Agradecendo a colaboração do Vice-Presidente da RNCMR, Almirante José Bastos Saldanha, o autarca deixou a promessa da publicação dos resultados do 5.º Encontro, “atendendo aos temas versados e à inquestionável qualidade dos oradores”.
O Coordenador do Projeto de Candidatura da “Romaria de S. Bartolomeu do Mar”, Álvaro Campelo, felicitou o Município pela iniciativa de propor a sua inscrição à Lista Nacional do Património Cultural Imaterial, considerando o ato da maior relevância, na medida em que “envolve a comunidade, dá auto estima e dá razão de ser ao que herdamos do passado e queremos construir no futuro”.
Numa breve apresentação, intitulada “Romaria de S. Bartolomeu do Mar: Património Vivo” sustentou a candidatura com algumas frases-chave, realçando a enorme riqueza desta manifestação cultural e a sua ampla abrangência.