ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 9 de junho de 2016

Câmara Municipal de Esposende

Câmara Municipal de Esposende promove sessão de esclarecimento sobre construção de canal para prevenir cheias
No âmbito da anunciada construção do intercetor nascente de Esposende, a Câmara Municipal de Esposende vai realizar uma sessão de esclarecimento, unicamente dirigida aos proprietários dos terrenos necessários à intervenção, que terá lugar na próxima quarta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Esposende.
A autarquia está a proceder à identificação dos proprietários, contudo ainda não foi possível apurar na totalidade todos aqueles que serão abrangidos pela construção do intercetor. O edital com a planta da área que será intervencionada está disponível para consulta nas instalações da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.
Nesta sessão será explicado o projeto da construção deste canal para prevenir cheias e inundações na cidade de Esposende, a executar pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), num investimento estimado em aproximadamente 4,5 milhões de euros, constituindo esta uma oportunidade para esclarecimento de eventuais dúvidas.
A construção desta infraestrutura reveste-se da maior relevância, atendendo a que Esposende enfrenta há muito problemas relacionados com a drenagem de terrenos agrícolas e as inundações na cidade, que têm vindo a colocar em risco a população e a causar elevados danos no património público e privado, enfraquecendo a economia e fragilizando o ambiente, como foi o caso das cheias de outubro de 2013.
Perante este cenário, a Câmara Municipal procurou sensibilizar o Ministério do Ambiente para a necessidade de uma intervenção que minimizasse os efeitos destas ocorrências. A classificação da cidade como zona crítica, no âmbito do Plano de Gestão de Riscos de Inundação, elaborado pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, traduziu-se na inclusão de Esposende no reduzido lote de municípios onde o Ministério do Ambiente vai intervir para combater o problema das cheias e inundações, programa recentemente apresentado publicamente em Esposende, numa sessão que contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Em Esposende será, assim, realizada uma relevante e estratégica intervenção para a minimização do problema, através da construção de um sistema intercetor, um canal, que permitirá o desvio do excesso de caudal de águas pluviais a nascente da área urbana de Esposende, funcionando como sistema de drenagem e controlo de cheias para proteção da cidade quanto à ocorrência de inundações, com duas descargas, a norte e a sul da cidade, e que terá uma extensão total de cerca de quatro quilómetros.
Atendendo à importância deste projeto, a Câmara Municipal apela à colaboração dos proprietários dos terrenos que serão atravessados pelo canal, que constituirá um passo gigante na melhoria das condições de vida da população esposendense, e que será um exemplo de boa solução técnica.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836