ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 2 de junho de 2016

Benjamim Pereira

Benjamim Pereira reuniu com Secretário 
de Estado das Pescas em defesa 
dos interesses dos pescadores de Apúlia
Cumprindo com o compromisso que tinha assumido com os pescadores de Apúlia, e na sequência do pedido de audiência que tinha apresentado ao Secretário de Estado das Pescas, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, reuniu, ontem, com José Apolinário, para abordar um conjunto de questões que preocupam esta comunidade piscatória.
Na reunião realizada no Ministério da Agricultura, Benjamim Pereira fez-se acompanhar do Presidente da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, Augusto Silva, e do Presidente e do Secretário da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Apúlia, Luís Peixoto e Manuel Melo, respetivamente, tendo participado também no encontro alguns pescadores apulienses.
Sensível aos problemas que afetam a comunidade piscatória de Apúlia, nomeadamente as questões relacionadas com a pesagem do pescado e as condições de trabalho dos pescadores, Benjamim Pereira procurou sensibilizar o governante para estas questões, no sentido da sua resolução.
No caso concreto da pesagem do pescado, o Secretário de Estado das Pescas comprometeu-se perante os autarcas esposendenses e representantes dos pescadores a estudar uma alternativa para a situação, que deverá passar pela alteração da legislação, estando em ponderação a transcrição de uma diretiva comunitária, favorável à comunidade piscatória de Apúlia.
De resto, José Apolinário mostrou empenho em avançar, em conjunto com a Câmara Municipal, com a melhoria das condições de trabalho, nomeadamente do acesso dos pescadores ao mar.
Nesta reunião, o governante revelou, ainda, a disponibilidade da tutela em transferir para o Município a gestão de algumas infraestruturas portuárias, nomeadamente, a Doca de Pesca e a Doca de Recreio, em Esposende.

Recorde-se que o Presidente da Câmara Municipal havia recebido, em março, nos Paços do Concelho, os pescadores de Apúlia, numa reunião onde participaram também o Presidente da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, o Diretor da Região Norte da Docapesca, Eurico Martins, e o Presidente da União das Freguesias de Apúlia e Fão, na qual foram expostos os problemas. Benjamim Pereira solicitou então uma reunião com o Secretário de Estado das Pescas, que ocorreu agora e cujo saldo é francamente positivo.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836