ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 16 de maio de 2016

No Auditório Municipal de Esposende

Município apresenta ópera cómica no Auditório Municipal de Esposende 
21 de maio – 21h30
Elementos dos grupos de teatro amador do concelho de Esposende - GATERC - Esposende, GARFO - Fonte Boa, GATA - Fão, JUM – Marinhas e Forjães em Cena, vão contracenar com o Quarteto Contratempus na ópera “Os dilemas dietéticos de uma matrioska do meio”, com apresentação agendada para o próximo sábado, dia 21 de maio, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Esposende.
O espetáculo tem entrada livre, sendo que os ingressos estarão disponíveis no próprio dia do espetáculo, a partir das 21h00, no Auditório Municipal.

Com texto original de Mário João Alves, esta ópera cómica junta em palco, o Quarteto Contratempus, um barítono convidado, e elementos dos grupos de teatro amador do concelho que integram o projeto CREARTE. Com composição musical original da responsabilidade de Nuno Côrte-Real, o espetáculo conta com encenação de António Durães.

Tendo como pano de fundo São Petersburgo de 1866, a ópera desenvolve-se em torno de Ludmila, uma matrioska do meio, que se torna discípula predileta da filantropa e feminista Anna Filosofova, para quem a sua mãe trabalha. A nova vida de Ludmila passa-se entre livros, alguma vida social e repastos. A juntar a isto, Ludmila, num encontro casual, conhece Raskolnikov, protagonista de Crime e Castigo, romance de Dostoievsky. Será este encontro a evitar que Raskolnikov cometa o crime que o tornaria célebre, virando as suas atenções para a jovem Ludmila. Mas a sua vida está prestes a sofrer um volte-face inesperado: as suas profundas alterações alimentares causaram rápidas alterações na sua pessoa. Só há uma pessoa capaz de a fazer reencontrar o caminho da felicidade e do espelho, o Dr. Musa Ramelov, nutricionista do Czar.