ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 10 de maio de 2016

Município de Esposende

Município de Esposende aposta na captação de investimento
O Município de Esposende vai avançar com a elaboração do projeto de Regulamento Municipal para a Capacitação de Investimento.
A medida, aprovada por unanimidade, em reunião do executivo, visa impulsionar o desenvolvimento económico do concelho e traduz-se na definição de um regulamento orientado para a captação e fixação de empresas, emprego e investimento neste território.
O processo prevê um prazo de dez dias para apresentação de contributos por parte da população que é, deste modo, chamada também a pronunciar-se sobre este importante desígnio municipal. Com efeito, o desenvolvimento económico foi sempre assumido como a principal prioridade do executivo liderado por Benjamim Pereira, procurando, por esta via, dinamizar e impulsionar a economia local e fomentar o emprego.

Este objetivo tem vindo a ser concretizado, através da implementação de um conjunto de medidas de incentivo às empresas e ao comércio local, de que são exemplos a não aplicação de Derrama e a isenção de pagamento das taxas de ocupação do espaço público com instalação de esplanadas, toldos e outros, durante o ano em curso. Esposende apresenta-se como um território de excelência para a instalação de empresas, atendendo às boas ligações rodoviárias que servem o concelho e à sua proximidade aos Portos de Viana do Castelo e Leixões e aos Aeroportos do Porto e de Vigo – Espanha.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende afirma o empenho e o esforço do Município na promoção do desenvolvimento da atividade local e na criação de emprego. Benjamim Pereira refere que “a competitividade do Município assenta na diversificação e qualificação do seu tecido empresarial e social, estruturada na inovação e tecnologia, de forma a potenciar a fixação no nosso território de investimentos geradores de emprego e que se revelem de elevada importância para o seu desenvolvimento sustentável”. Neste sentido, acrescenta, “é imperioso proceder à elaboração, apresentação, discussão e aprovação de um regulamento que discipline esta matéria”.