ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 27 de maio de 2016

Município de Esposende

“Humanizar e Transformar” dá o mote ao Fórum da Educação 2016 do Município de Esposende
Sob o tema “Humanizar e Transformar”, o Município de Esposende vai promover, entre os dias 1 e 9 de junho, mais uma edição do Fórum da Educação.
Este evento, que, desde 2005, o Município tem vindo a promover com o intuito de incentivar a reflexão dos diversos agentes em torno de temáticas relacionadas com o processo educativo, tem constituído um espaço privilegiado para a apresentação e divulgação de trabalhos de investigação, projetos e atividades, promovidos por diversos agentes, desde escolas, instituições culturais e sociais, académicos, empresas, criativos, entre outros.
Esta edição visa aprofundar a reflexão sobre os contributos da Educação para a formação, crescimento e transformação dos indivíduos e das comunidades e o seu papel estruturante, num mundo cada vez mais complexo, para a promoção da dignidade humana e de uma sociedade mais justa e solidária.
O programa integrará momentos de reflexão e partilha de conhecimentos, manifestações culturais e eventos, com a participação de alunos e professores das escolas do concelho.

Assim, no dia 1 de junho, pelas 21h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, vai debater-se o tema “A Escola como motor de humanização e desenvolvimento”, num painel moderado por Jaqueline Areias, Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Esposende. Neste painel, Manuela Ferreira, da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, vai abordar a temática “Promover uma escola humana e curricularmente inteligente na Escola Secundária Henrique Medina”, e Hugo Direito Dias, Diretor Pedagógico da Escola Sementes de Liberdade, vai apresentar a “Escola Sementes de Liberdade: um caso prático de interdisciplinaridade de temáticas”. Isabel Moreira, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, debruçar-se-á sobre a questão “Formar Cidadãos”, Angélica Cruz, Alice Fangueirinho Pimenta e Manuela Martins, docentes do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, dissertarão sobre o tema “(Des)Envolver e Formar”, e António Conde e João Jaques, da Escola Profissional de Esposende, abordarão a temática “Educação Ambiental na Escola Profissional de Esposende”.
Numa ação dirigida aos alunos do 12.º ano, no dia 2, pelas 10h30, no Auditório Municipal de Esposende, terá lugar a Conferência “Trabalhar e Viver no Século XXI”, que será proferida por José Costa Dantas, do Instituto Universitário da Maia - ISMAI, com moderação de Fortunato Boaventura, Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas de Barcelos e Esposende.
No dia 5, pelas 15h00, no Auditório Municipal de Esposende, terá lugar o lançamento do livro “Histórias da AJUDARIS’15”, que contará com a presença de alunos e professores do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, co-autores da publicação, e do Clube dos Sorrisos, do mesmo Agrupamento. A sessão contará ainda com a participação musical do Coro Ars Vocalis.
Com moderação do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, realiza-se, no dia 7, às 21h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a Conferência “Por uma Educação sem muros nem paredes: do local ao global”, com João Teixeira Lopes, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras e Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. A sessão será precedida por uma apresentação do Coro de Pequenos Cantores de Esposende.
A edição de 2016 do Fórum da Educação encerrará no dia 9, com a realização de duas iniciativas. Às 17h30, no Museu Municipal de Esposende, sob a moderação de Raquel Vale, Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Esposende, decorrerá o Painel “A Arte mora aqui! Projetos em comunidade”, com a apresentação dos projetos “AMAReMAR”, por Eva Fernandes, coordenadora artística, e Hugo Cruz, consultor artístico, e do “OUPA!”, pela coordenadora e mentora do projeto, Gisela Borges, projeto este que conta com a dinamização artística da rapper Capicua. Trata-se de projetos comissariados e financiados pelos Municípios de Esposende e do Porto, respetivamente.
No Bairro da Central, em Esposende, haverá lugar para manifestações do Projeto “AMAReMAR”, nomeadamente a apresentação de um mural ilustrado, às 19h00, e um ensaio aberto, às 21h30.

Paralelamente às atividades realizadas pelo Município, decorrerão eventos promovidos pela comunidade educativa. Assim, no dia 1 de junho, entre as 14h15 e as 16h45, na Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, decorrerá a Mostra Educativa “Uma Tarde na Medina”, dirigida a todos os alunos do 9.º ano. No dia 3, comemora-se o “Dia da Escola” da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, evento que integra, às 18h30, a entrega de Prémios aos alunos do Quadro de Excelência e, às 20h00, um arraial aberto a toda a comunidade educativa. Por sua vez, o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio celebra o “Dia do Agrupamento”, a 4 de junho, pelas 16h30, na Escola Básica António Rodrigues Sampaio. Já o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira organiza, no dia 9 de junho, a “ACO-2016 - Festa-convívio da comunidade educativa”, que decorrerá na Escola Básica António Correia de Oliveira, a partir das 19h30.