ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Município de Esposende

Esposende promove Semana da Biodiversidade de 21 a 27 maio
O Município de Esposende, através da Esposende Ambiente e com a colaboração da Esposende 2000, vai promover, entre os dias 21 e 27 de maio, a Semana da Biodiversidade, cujo programa integra um conjunto diversificado de atividades para diferentes públicos.
Para além de pretender assinalar o Dia da Biodiversidade, que comemora a 22 de maio, este evento visa sensibilizar a população para a necessidade da conservação da diversidade biológica, destacando a importância do equilíbrio dos diversos ecossistemas existentes ao nível concelhio e os seus principais usos.

A iniciar a Semana da Biodiversidade realiza-se, no dia 21, a partir das 14h30, no Centro de Educação Ambiental, o workshop “Hoje é dia de: Orquídeas do género Cattleya”. Orientada por Graziela Meister, Presidente da Associação Portuguesa de Orquidofilia, esta ação de formação abordará questões relacionadas com o cultivo, a transplantação e a manutenção de orquídeas deste género. Este workshop é gratuito e é aberto à comunidade em geral, contudo carece de inscrição prévia, a efetuar através do telefone 253 967 147 ou do e-mail cea@esposendeambiente.pt.

O programa prossegue no dia 23, com o espetáculo de marionetas “A Floresta”, pelo Grupo de Teatro e Marionetas de Mandrágora. Dirigido à comunidade educativa, este espetáculo decorrerá no Auditório Municipal de Esposende, abordando a problemática da ação humana na vida dos animais.
Também para os mais jovens, realizar-se-ão as iniciativas “Vamos conhecer outros animais!” e o “Jogo da Biodiversidade”, nos dias 23, 27 e 24 de maio, no Centro de Educação Ambiental.
O dia 25 será marcado pela presença do fotógrafo Esposendense Carlos Rio, numa palestra dedicada à fotografia de Natureza, que decorrerá no Centro de Educação Ambiental, a partir das 14h00. Trata-se de uma atividade aberta à comunidade em geral, em particular aos alunos do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário.
Já nos dias 23 e 27 de maio, terá lugar a iniciativa “Redes Fantasma – Uma Ameaça Invisível”, abordando a problemática das artes de pescas abandonadas ou perdidas. Será apresentado o documentário “Fantasmas do Litoral Norte”, com a abordagem a esta temática por Vasco Ferreira, Diretor Técnico do Centro de Mergulho e Ecologia Marinha da Associação Forum Esposendense.
Mais informações sobre a Semana da Biodiversidade estão disponíveis no portal www.esposendeambiente.pt e no Blogue do CEA emhttp://www.esposendeambiente.pt/cea/.