ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 31 de maio de 2016

Câmara Municipal de Esposende

Torneio Internacional de Futebol Esposende Cup 2016 
será disputado por 94 equipas de seis países
24, 25 e 26 de junho
Mais de 1800 atletas, com idades entre os 8 e os 15 anos, abrangendo os escalões de Traquinas, Benjamins, Infantis e Iniciados, em representação de 49 clubes/academias de futebol, num total de 94 equipas oriundas de seis países (Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Brasil e Gibraltar) vão disputar, nos dias 24, 25 e 26 de julho, a segunda edição do Esposende Cup, evento que foi, esta manhã, apresentado publicamente, em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.
Trata-se do torneio internacional de futebol infantil organizado pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa CA Tourism & Events e com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Braga e do IPDJ - Instituto Português da Juventude e do Desporto, entre vários outros parceiros, e que, este ano, tem como padrinhos os ex-jogadores Pedro Mendes e Neno.
Durante os três dias da competição serão disputados cerca de 250 jogos em cinco recintos desportivos, nomeadamente no Centro Desportivo do CF Fão, no Estádio Padre Avelino Peres Filipe, Marinhas, no Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende, no Estádio Horácio Queirós, em Forjães, e, este ano em estreia, no Estádio de Vila Chã.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende salientou a complexidade, dimensão e abrangência do evento, assinalando que reflete a dinâmica e a ambição do Município no plano desportivo. Benjamim Pereira deu nota da forte e consistente aposta que tem vindo a ser concretizada neste domínio, nomeadamente através da beneficiação dos equipamentos desportivos e da organização de eventos nas mais diversas modalidades, salientado que tal só é possível devido à excelente saúde financeira da Câmara Municipal, o que permite garantir a sustentabilidade das suas ações, tanto no desporto como noutras áreas. Referindo-se especificamente à modalidade do futebol, o Autarca salientou os resultados alcançados pelos clubes concelhios, que lhes permitem ter quatro equipas na Divisão de Honra, clarificando que a ajuda do Município se traduz no apoio à formação.
Benjamim Pereira reconhece que, para além da dimensão desportiva, o Esposende Cup, atendendo à sua envolvência, tem reflexos também em termos turísticos e económicos, contribuindo para dinamizar a economia local, particularmente ao nível da restauração e hotelaria.
A terminar a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu a todos quantos estão envolvidos na organização e no apoio ao evento, fazendo votos de que esta edição repita o êxito da anterior e desejando que impere o fair play.
O Vereador do Desporto, Rui Pereira, referiu que o Esposende Cup tem como objetivos possibilitar às crianças e jovens do concelho a participação num torneio internacional, fomentar a prática desportiva e, consequentemente, combater o sedentarismo e a obesidade, para além de dar a conhecer as instalações desportivas do concelho, dar visibilidade aos clubes anfitriões e clubes/associação participantes e aos atletas concelhios, e apoiar o associativismo desportivo. Afirmar Esposende como um destino turístico, com especial incidência para o turismo associado ao desporto, atrair gente ao concelho e, por essa via, promover o desenvolvimento económico, nomeadamente ao nível do alojamento, restauração e comércio, foram objetivos também apontados por Rui Pereira, que revelou que as unidades de alojamento têm já praticamente lotada a sua capacidade e disponibilidade para o período do torneio.
Rui Pereira referiu que a edição de 2016 do Esposende Cup integrará algumas atividades paralelas à competição, procurando, deste modo, inovar e tornar mais abrangente o evento. Assim, durante os três dias do torneio estará disponível, no Estádio Padre Avelino Peres Filipe, a Fan Zone, que funcionará entre as 10h00 e as 19h00. No dia 24, às 20h30, no Auditório Municipal de Esposende, terá lugar a Conferência de Futebol Formação “Conceber uma formação de sucesso”, que contará com a participação de várias personalidades ligadas à modalidade, entre as quais Pedro Mendes, um dos padrinhos do torneio. No dia 25, numa unidade de diversão noturna, decorrerá o “Esposende Cup Party”, uma festa dirigida aos staffs das diversas equipas participantes. Como forma de dar a conhecer as instalações dos clubes anfitriões por parte das entidades oficiais do torneio, no dia 26, será realizada uma visita aos vários equipamentos desportivos que acolhem os jogos.
Clemente Araújo, da CA Tourism & Events, apresentou as equipas participantes e o quadro competitivo, assinalando a grande envolvência do evento, e expressou palavras de reconhecimento, tanto à Câmara Municipal como aos diversos patrocinadores do torneio, nomeadamente a Liberty Seguros, que se fez representar também pela ex-atleta Aurora Cunha, a Espoauto e a ERA Imobiliária.
Em termos competitivos, no dia 24, a partir das 9h00 decorrem os jogos da 1.ª fase, no dia 25, à mesma hora iniciam-se os jogos da 2.ª fase, e, por fim, no dia 26, no mesmo horário, disputam-se os jogos da 3.ª fase, partidas que se repartirão pelos vários campos. O Estádio Padre Avelino Peres Filipe vai acolher as finais. Assim, o jogo para atribuição dos 3.º e 4.º lugares disputa-se às 15h00, e, uma hora mais tarde joga-se o jogo da final no escalão de Iniciados, estando a cerimónia de entrega de prémios e de encerramento do torneio agendada para as 17h00. A arbitragem será assegurada pela Associação de Futebol de Braga, sendo que jogos do escalão de Traquinas estarão a cargo de jovens árbitros do concelho.

Pedro Mendes afirmou que foi com “grande orgulho” que aceitou apadrinhar esta competição, a qual considerou da maior relevância por fomentar a prática do desporto de crianças e jovens e proporcionar a experiência aos participantes de uma competição internacional, realçando ainda o facto de possibilitar o convívio com atletas de outras regiões do país e de outras nacionalidades. Pedro Mendes saudou a organização, nomeadamente a Câmara Municipal, pela aposta num evento desta natureza e referiu que o mais importante é que impere o fair play.
O Presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, elogiou a “grande pujança” do Município no plano desportivo, considerando que é uma aposta que merece uma “palavra de gratidão e de reconhecimento”. Sobre o Esposende Cup disse que, para além do aspeto desportivo, tem a particularidade da “partilha de cultura entre jovens”, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, na medida em que promove os valores da ética e da solidariedade. Saudou, por isso, a Câmara Municipal pela organização do evento, referindo que é “obrigação” da Associação de Futebol de Braga apoiar este torneio, salientando que este obedece a todos os requisitos legais, e expressou votos de que a competição decorra com fair play. A terminar, agradeceu o apoio do Município às competições de futebol de praia realizadas no concelho e manifestou a expetativa de que Esposende possa acolher a final do Campeonato de Elite desta modalidade.
O Diretor Regional do Norte do IPDJ, Manuel Barros, enalteceu a aposta do Município no plano desportivo, tanto ao nível de equipamentos como da sua dinâmica, salientando a sua preocupação com a economia do desporto, ou seja, a aposta no turismo desportivo. O responsável do IPDJ felicitou a Câmara Municipal pela organização do Esposende Cup, destacou a “grande dose de inovação” desta edição e afirmou que “está garantida a sustentabilidade do evento, porque assenta numa visão estratégica”. Encerrou a sua intervenção com votos de que o evento fique marcado pelo fair play a todos os níveis.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836