ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 20 de maio de 2016

Câmara Municipal de Esposende

Prémios Viana de Lima/Câmara Municipal de Esposende distinguem melhores alunos de Arquitetura e Belas Artes da Universidade do Porto
Analice Campos e Francisco Ascensão foram os vencedores dos Prémios Viana de Lima/Câmara Municipal de Esposende, relativos ao ano letivo 2014/2015, que foram hoje entregues em cerimónia realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.
Analice Campos, finalista do 2.º Ciclo de Estudos de Pintura, foi distinguida com o Prémio de Pintura “Alexandre Viana de Lima”, e Francisco Ascensão, Finalista do Mestrado Integrado de Arquitetura, recebeu o Prémio de Arquitetura “Sílvia Viana de Lima”. De acordo com o regulamento dos prémios, os premiados entregaram ao Município uma obra/trabalho da sua autoria que irão integrar e valorizar o Fundo Viana de Lima.
A atribuição dos Prémios Viana de Lima decorre de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, em 2010, mediante o qual o Município assumiu a gestão da Casa das Marinhas, da autoria do Arquiteto Esposendense Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, comprometendo-se a distinguir, anualmente e durante 30 anos, com um prémio pecuniário individual de 2000 euros, os dois melhores alunos dos cursos de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que, findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade municipal.

Através da atribuição destes prémios, pretende-se homenagear e conservar a memória do Arquiteto Viana de Lima, enaltecendo o relevante tributo da sua obra para a história da arquitetura nacional e a cultura artística de um modo geral, conforme assinalou o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, António Maranhão Peixoto. “Estamos gratos a todos aqueles que enobrecem, enriquecem e levam bem longe o nome desta terra”, referiu, acrescentando que “é com elevada honra que vemos Esposende inscrito no roteiro universal da Arquitetura Modernista”.
Assinalando que estes prémios se revestem de particular significado, porque consagram os filhos de Viana de Lima, estudantes da Universidade do Porto, que pereceram precocemente num acidente de viação, o Vice-Presidente da Câmara Municipal felicitou os premiados, afirmando que “serão dignos embaixadores de Viana de Lima e da sua obra”.
Realçando o elevado valor patrimonial da Casa das Marinhas, a Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal, Jaqueline Areias, frisou que o imóvel tem registado uma intensa procura, sobretudo por parte das Universidades que ministram cursos de Arquitetura, o que denota a importância deste ícone da Arquitetura Modernista.

Em representação do Reitor da Universidade do Porto, o Diretor da Faculdade de Arquitetura do Porto, Carlos Guimarães, salientou a importância dos Prémios Viana de Lima e felicitou o Município pela forma como assumiu esta “herança”, manifestando total disponibilidade da instituição que representa, “para manter vivos estes prémios e deles fazer exemplo e pretexto para debates alargados sobre a construção do nosso meio físico”.
O Reitor da Faculdade de Belas Artes do Porto fez-se representar por Paulo Luís Almeida, que destacou a particularidade de os Prémios Viana de Lima reforçarem a ligação da Educação à Cultura, congratulando a Câmara Municipal por aquilo que considerou “um pequeno gesto que revela sentido de grandeza”.
A cerimónia contou, igualmente, com a presença de Ana Tostões, Presidente da Fundação DOCOMOMO Internacional, que evidenciou o nome e a obra de Viana de Lima, com particular enfoque para a Casa das Marinhas, classificado como Imóvel de Interesse Público. Ana Tostões felicitou o Município por ter mantido o imóvel e por atribuir os Prémios Viana de Lima.
A sessão foi abrilhantada por um momento musical, com Diogo Zão ao Piano, e Carlos Pinto da Costa ao Violino, e a recitação de um poema de Alberto Caeiro, por Ana Coutinho, tendo incluído, também a projeção de um pequeno filme sobre Viana de Lima e sua obra.