ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 29 de abril de 2016

“Os Verdes”

1.º de Maio - Dia do Trabalhador

No dia 1 de Maio de 1886, em Chicago, centenas de milhares de operários iniciaram uma luta histórica, fazendo uma greve geral reivindicando o estabelecimento da jornada de oito horas de trabalho, sendo impiedosamente reprimidos pelas entidades policiais e patronais.

Em Portugal, só se voltou a comemorar livremente o 1º de Maio, a partir de 1974, com o fim do regime fascista que reprimia a celebração deste dia.

Com o fim deste regime de lápis azul, foi possível abrir portas à criação da Constituição da República Portuguesa, lei fundamental que faz este ano 40 anos.

Os jovens ecologistas assinalam este dia e saúdam todos os jovens que diariamente lutam pelos seus direitos, com especial ênfase nos locais de trabalho, resistindo contra políticas laborais injustas.
O anterior Governo PSD/CDS foi dos governos que mais afrontou a Constituição e mais entraves colocou à emancipação dos jovens, obrigando muitos a emigrar por melhores condições de vida.

Grandes grupos económicos que empregam centenas de jovens, com contratos de vínculo precário, utilizam esses mesmos contratos, bem como a falta de emprego, como formas de manipulação e opressão dos trabalhadores.
Grupos esses que desrespeitam contratos de trabalho, que dizem claramente que os trabalhadores têm direito a usufruir do dia 1 de Maio como feriado.

Por isso mesmo, a Ecolojovem – “Os Verdes” está solidária com os jovens trabalhadores, associando-se às várias ações da CGTP por todo o  país.

Junta-te a nós na defesa dos teus direitos
Viva a juventude!

A Ecolojovem “Os Verdes”