ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 22 de abril de 2016

Município de Esposende

Cordão humano ligou Município de Esposende à causa da mobilidade sustentável
Através de um cordão humano formado entre o parque em frente às Piscinas Foz do Cávado e a Câmara Municipal de Esposende, cerca de meio milhar de alunos e professores das duas Eco-Escolas do concelho - Escolas Básica de Forjães e Profissional de Esposende - fizeram chegar hoje, Dia Mundial da Terra, ao executivo municipal um conjunto de propostas para uma mobilidade mais sustentável no concelho. As propostas, contidas num pergaminho, passaram de mão em mão, tendo sido entregues ao Vice-Presidente da Câmara Municipal, António Maranhão Peixoto, que se fez acompanhar dos Vereadores Jaqueline Areias e Rui Pereira.
Esta iniciativa, designada “De mãos dadas pela Terra”, foi o culminar do Programa “Rota dos 20” a nível do distrito de Braga. Coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o programa pretendeu assinalar os 20 anos das Eco-escolas em Portugal, com enfoque na mobilidade sustentável e na participação ativa das crianças e jovens na procura e proposta de soluções.

No total, foram apresentadas treze propostas. Assim, os alunos da Escola Básica de Forjães sugeriram a colocação de sentidos únicos nas principais vias de acesso à escola, para prevenção de acidentes e maior segurança para peões; a identificação de percursos pedonais e colocação de passeios nas imediações da escola que permitam aceder a pé e em segurança ao estabelecimento; o aumento do número de postos de aluguer e de aparcamentos de bicicletas; o alargamento da rede de percursos pedonais e para bicicletas; e a substituição progressiva da frota municipal por veículos ecológicos (elétricos, a gás ou híbridos). Por sua vez, os alunos da Escola Profissional de Esposende propuseram a construção de aparcamentos de bicicletas nos dois polos da EPE; a promoção na EPE um passeio anual de BTT ou eco caminhada; a sensibilização da comunidade escolar para a partilha dos transportes; a construção de Ecovia/Ciclovias a ligar as margens do Cávado a Barcelos e Antas a Apúlia; a criação de corredores nas estradas para os ciclistas; o aumento da segurança nos percursos casa-escola; a realização de campanhas de sensibilização para o uso de transportes públicos e de veículos não motorizados; e o desenvolvimento de diligências junto dos operadores de transportes públicos no sentido de melhoria da frota automóvel, utilização de transportes públicos que utilizem fontes energéticas menos poluentes e adequação dos horários e circuitos às necessidades da população.
Em representação do Município, o Vice-Presidente António Maranhão Peixoto saudou a participação e envolvimento dos alunos em torno da causa da mobilidade sustentável e agradeceu as propostas apresentadas, clarificando que algumas delas já estão em execução e outras em perspetiva. Expressou palavras de incentivo e encorajamento para que continuem a empenhar-se com vista a uma mobilidade e ambiente sustentável para todos e referiu que também o Município está focado neste objetivo, numa ótica de desenvolvimento sustentável e promoção da melhoria da qualidade de vida da população.
Nesta sessão simbólica, o Vice-Presidente e os Vereadores receberam os representantes, alunos e professores de cada uma das Eco-escolas e assinaram a bandeira “Rota dos 20” das Eco-escolas do distrito de Braga. Também ficaram a conhecer o Livro das Escolas, uma publicação onde todas as Eco-escolas do distrito registaram mensagens sobre o que é ser Eco-Escola, algumas das quais serão divulgadas no âmbito da comemoração dos 20 anos das Eco-Escolas em Portugal. A Câmara Municipal de Esposende irá também formalizar numa publicação idêntica, referente aos Municípios do distrito, os seus compromissos, assinalando, assim, a sua adesão e comprometimento para com a mobilidade sustentável.
Recorde-se que, no âmbito do programa da “Rota dos 20”, ao longo desta semana, o Município, através da Esposende Ambiente, e em articulação com as Eco-escolas do concelho, levou a efeito um conjunto diversificado de atividades, que se traduziram num sucesso, pela envolvência e participação registadas. Também hoje, Dia Mundial da Terra, as Eco-Escolas assinalam o World Days of Action, iniciativa que visa dar visibilidade internacional ao trabalho que diariamente as Eco-Escolas fazem em prol da comunidade.